TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre Fisiologia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Ensaio  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique quais as ações ficarão prejudicadas caso haja lesões nos lobos:

Frontal: No lobo Frontal acontece, o planejamento de ações e movimento, bem com o pensamento abstrato. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia.

Occipital: Nos lobos occipitais processam os estímulos visuais também pode ser conhecido com córtex visual. Uma lesão nesta área provoca a impossibilidade de, reconhecer objetos, palavras e ate mesmo rostos de pessoas conhecidas.

Temporal: Sua principal função é de processador de estímulos auditivos, as informações são processadas por associação. Uma lesão nesta área impossibilita o individuo de reconhecer sons e reconhecer o que esta ouvindo.

Parietal: são subdivididos por anterior e posterior. A anterior tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. A posterior é uma área secundaria e analisa interpreta e integra as informações obtidas pela anterior, permitindo o individuo a se localizar no espaço reconhecer objetos.Uma lesão nesta área o individuo perde a sensibilidade e não reconhecera objetos e nem vai ter noção de espaço.

2) Comente quais as funções da área de Werneck e Broca, e o que ocorre, portanto caso tenha uma lesão nestas áreas?

Afasia de Broca: caracteriza-se por grande dificuldade de falar, porém a compreensão da linguagem encontra se preservada, os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita esta comprometida.

Afasia de Werneck: caracteriza- se por dificuldade na compreensão da linguagem, a fala é fluente e faz pouco sentido. Paciente com essa síndrome começam a falar espontaneamente, embora de modo vago, fugindo do objetivo da conversa, os pacientes não se dão conta de seu déficit e a recuperação é muito mais difícil.

3) Qual a função dos movimentos reflexos ? Descreva o arco reflexo (movimento a uma resposta do SNC a um estimulo) em toda sua conjuntura e componentes.

E uma resposta imediata a excitação de um nervo sem a vontade e consciência, ou seja, é um estimulo que não chega ate o encéfalo ele recebe a resposta na medula.

*Receptor: função captar alguma energia ambiental e transformá-la em potencial de ação.

*Nervo Sensorial: conduz o potencial de ação gerado pela ativação do receptor para SNC penetrando na medula espinhal.

*Sinapse: poderá ser a única no reflexo monossinpatico ou varias no reflexo polissinaptico.

*Nervo Motor: o nervo eferente conduz potenciais de ação do SNC para o órgão efetor deixando a medula a partir da raiz ventral.

*Órgão Alvo: normalmente um músculo, capaz de produzir a resposta motora reflexa.

4) Descreva o processo fisiológico da gustação, da olfatação, da audição?

*Gustação: os receptores gustativos são excitados por substancias químicas existentes nos alimentos, que trabalham juntamente na percepção dos sabores.

*Olfato: São receptoras para odores, elas ficam intercaladas com as células de sustentação.

Os pelos olfatórios capturam o odor e estimulam as células olfatórias e as glândulas Bowman secretam o muco.

*Audição: as ondas sonoras procedentes do exterior são captadas pelo ouvido externo, ampliadas pelo ouvido médio e transformado pelo ouvido interno em impulsos nervosos que viajam ate ao cérebro, onde se tornam conscientes.

5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com