TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Bibliográfica: A aula expositiva

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

Revisão Bibliográfica

A aula expositiva é atualmente a estratégia didática mais utilizada não só no Brasil, mas em vários países. Sabe-se que esse tipo de metodologia apresenta muitos problemas. Grande parte dos professores acredita que sua função não passa de apropriar-se de um conteúdo e repassá-los aos alunos (LOPES, 2009), o que se reflete no aproveitamento dos mesmos. Segundo os dados dos censos demográficos do IBGE de 2010, o índice de progresso da educação brasileira fica abaixo dos índices de saúde e renda.

Nas disciplinas de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia, estudamos e aplicamos teorias para fugir da metodologia tradicional, principalmente sobre a relação professor/aluno, baseando-se nas diferentes metodologias utilizadas pelos professores e a como a qualidade de sua mediação implica nos avanços e conquistas dos alunos em relação à aprendizagem na escola (LOPES, 2009). A importância das práticas no ambiente escolar também foi muito abordada, onde pudemos vivenciar diferentes métodos para tornar uma aula maçante e repetitiva em uma aula interessante, como a elaboração de vídeos, entrevistas, jogos, oficinas e blogs, tendo em vista a prática como uma importante ferramenta no ensino de ciências que facilita a observação dos fenômenos estudados na teoria e ajuda no desenvolvimento de conceitos científicos (LEITE et al., 2008).

Visto isso, destaca-se a importância de utilizar metodologias inovadoras, mas que ao mesmo se adapte aos problemas existentes na educação, como o severo cumprimento do cronograma escolar, o desinteresse dos alunos, a falta de apoio dos pais e a falta de verbas que ocasionam uma precariedade de equipamentos escolares (MAZZOTTI, 2008). O melhor entendimento dos problemas existentes na educação tradicional faz com que nós, futuros docentes, saibamos lidar com o desafio de proporcionar melhorias no nosso ambiente de trabalho. Além de interagir com o ambiente escolar, devemos entender como ocorre a articulação entre os conteúdos das disciplinas próprias da nossa área de conhecimento, com os procedimentos pedagógicos necessários para o ensino das mesmas (de OLIVEIRA et al).

A importância de se realizar esse projeto é para que as teorias vistas em sala de aula reforcem seu significado e não sejam esquecidas, sendo assim, aplicadas na nossa futura carreira, com a esperança de se fazer um diferencial no processo de ensino. Desse

modo, esse trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão crítica por trás de todo conteúdo visto nas disciplinas de Licenciatura através de um embasamento teórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com