TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ringworms

Resenha: Ringworms. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Resenha  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 3

Anelídeos: minhocas

Características gerais

A minhoca, classificada entre os invertebrados terrestres, possui corpo alongado, cilíndrico, ligeiramente afilado em ambas as extremidades, com simetria bilateral e segmentado, externa e internamente, por anéis.

Habitat

Atualmente são descritas mais de 4500 espécies, 300 somente no Brasil, e que podem viver tanto em água-doce quanto em ambiente terrestre úmido. Esses animais são subterrâneos, são capazes de escavar galerias e canais sempre em busca de um bom local para ficar, ou seja, com restos vegetais que são seus principais alimentos e, além disso, um ambiente confortável.

Respiração

As minhocas são animais que respiram através da pele que é chamado de respiração cutânea e por esse motivo sempre estão com a pele úmida, pois isso permite a difusão dos gases respiratórios oxigênio e gás carbônico. Elas podem medir de 5centímetros a 2 metros de comprimento.

Reprodução

As minhocas possuem os dois sexos; portanto, são hermafroditas. Contudo, necessitam de um parceiro para se fecundar. Por volta dos 90 dias, diferenciam-se os indivíduos sexualmente maduros, por apresentarem, no terço anterior do corpo, um anel mais ou menos saliente, denominado clitelo, com importante função reprodutora.

A minhoca possui, na parte ventral anterior do corpo, um par de ovários, dois pares de testículos e dois pares de receptáculos seminais (espermáticas) que servem para armazenar o sêmen, recebido de outra minhoca no acasalamento, para posterior fecundação dos próprios óvulos.

Em cada animal, forma-se um par de sulcos seminais que são canais, através dos quais as massas de espermatozoides passam para os receptáculos seminais da outra minhoca.

O acasalamento, em geral, é feito à noite, principalmente em dias quentes e úmidos, na superfície ou pouco abaixo dela, por um período aproximado de quatro horas.

As minhocas se juntam, ventre a ventre em direções opostas, fixando-se com a ajuda das cerdas e, após o ato sexual, se separam. A fecundação é recíproca e cruzada.

Cerca de 48 horas após o acasalamento, o clitelo secreta o casulo que contém alimento e protege os ovos e embriões. O processo se dá da seguinte maneira: através de movimentos corporais, o tubo que vai formar o casulo desliza pelo corpo da minhoca, passa pelos poros da espermática, onde recebe os espermatozoides, iniciando-se a fecundação e sai pela cabeça. Ao sair, o tubo se fecha, transformando-se em casulo que tem a forma de um minúsculo limão.

Estima-se que duas minhocas, ao final de um ano e em condições normais, produzam cerca de 3.000 descendentes. Esse número, contudo, depende de alguns fatores, tais como: espécie, condições de cultivo, estação do ano, temperatura e regime alimentar. As minhocas podem viver até dez anos ou mais e se reproduzem a vida toda.

Sistema circulatório

A minhoca possui sistema circulatório fechado, formado por dois vasos longitudinal localizados no dorso e ventral mente, em relação ao intestino, além dos vasos transversais. Alguns desses vasos transversais ganham calibre na região anterior do corpo, formando 10 pequenos corações laterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com