TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sadafasas

Artigo: Sadafasas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 9

a-Composição: A palavra composição pode se referir a vários significados diferentes. Tratando-se de Tecnologia dos materiais, podemos pensar em composição química, que é o conjunto de moléculas dos elementos químicos constituintes de certa substância (WIKIPÉDIA, Composição).

b-Estrutura: Uma estrutura define do que um sistema é feito, ou seja, uma configuração de itens. Por exemplo: estruturas atômicas, estruturas químicas, etc. (WIKIPÉDIA, Estrutura). Em tecnologia dos materiais é a forma como os átomos, íons ou moléculas estão arranjados espacialmente.

c-Síntese: Ato ou efeito de sintetizar. Síntese também pode ser entendida como obtenção de um todo a partir dos componentes primordiais. (WIKIPÉDIA, Síntese).

d-Processamento: Processamento é uma operação de transformação (WIKIPÉDIA, Processamento). Neste processo o material sofre modificações na sua estrutura que alteram as suas propriedades.

7- Qual a principal condição para a utilização de um biomaterial?

“Um biomaterial é todo o material, natural ou sintético, que compreende inteiro ou a parte de uma estrutura viva ou de um dispositivo biomedical que execute ou substitui uma função natural”. Seu uso está relacionado principalmente a atividade médica e a condição necessária para seu uso é que ele seja compatível com o corpo. (WORLDLINGO, Biomaterial).

8- Considere um automóvel. Liste alguns materiais não tradicionais envolvidos na construção do mesmo.

Podemos citar como exemplo de um material não tradicional que hoje vem sendo utilizados na fabricação de alguns carros, os materiais biodegradáveis e recicláveis, Ex: A FIAT lançou um carro que utiliza materiais como o bagaço da cana e a fibra de coco.

9- Como definir qual o melhor material para um determinado fim?

Observando-se as propriedades desse material e se estas são adequadas para o uso que será feito dele. Ex: O vidro temperado não é aconselhado para utilização em aquários. Isto porque apesar do vidro temperado ter maior resistência a pressão, as paredes do aquário precisam sofrer uma pequena deformação para segurar o líquido sustentando a pressão exercida (propriedade elástica). Por sua vez, o vidro temperado tem característica plástica no material, o que significa que ele não vai sofrer essa deformação (que seria a barriga no vidro dianteiro/traseiro, e isso não é bom, porque a pressão não vai se distribuir uniformemente e o aquário pode estourar, literalmente. (Disponível em: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=11930).

10- A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e ligações químicas destes. Assim podemos classificá-los em metais, cerâmicos e polímeros. Cite as principais características desses materiais, dando um exemplo para cada material.

Metais: Em Química um metal é um elemento, substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com caráter metálico. Os metais apresentam grande diversidade de propriedades físicas e químicas, conforme a pressão, temperatura e outras variáveis. diferentes tipos de mecanismos e estruturas de cristalização, o que também lhe altera as características.

Geralmente, os metais apresentam ordenação cristalina simples, com alto nível de aglutinação atômica (o que implica alta densidade) e numerosos elementos de simetria. No que se refere às combinações, apresentam forte tendência a não formar compostos entre si, mas têm afinidade com elementos não metálicos.

O tamanho, forma e disposição das partículas metálicas, especificados pela metalografia, são fundamentais para o reconhecimento das propriedades físicas que determinam a plasticidade, resistência à tração, dureza e outras propriedades do material. Esses fatores podem ser alterados por tratamentos térmicos (ciclos de aquecimento resfriamento controlados) ou mecânicos (forjamento, trefilação, laminação, etc.). Ex: Alumínio (WIKIPÉDIA, Metais).

Cerâmicos: Cerâmicas têm propriedades elétricas como isolantes de alta-voltagem, em resistores e capacitores, como a memória em computadores, velas na combustão interna de motores e, mais recentemente, em aplicações de supercondutores de alta temperatura. Resistência ao calor é uma das características mais atrativas nos materiais cerâmicos, por essa razão telhas de cerâmica fornecem blindagem ao aquecimento nos ônibus espaciais de hoje. Uma classe inteira de cerâmicas resistentes ao calor, chamadas de refratários torna possível a construção de alto-fornos siderúrgicos e usinas nucleares que são o coração da indústria moderna.

Cerâmicas estão por toda parte - nos carros que dirigimos, nos edifícios que moramos e nas calçadas que pisamos. Elas são usadas até mesmo por dentistas em próteses, coroas, cimento e implantes dentários.

Filtros de cerâmica feitos de porcelana porosa podem isolar micróbios e bactérias do leite e água potável, separar poeira de gases e remover partículas sólidas de líquidos.

Cerâmicas são essenciais para a indústria de construção, para a industria petroquímica, para gerar eletricidade, para as comunicações, exploração espacial, medicina, sanitarismo. Cerâmicas semicondutoras tornaram possível os rádios transistorizados e a televisão portátil que revolucionaram o modo de pensar sobre educação e diversão.

Escudos de cerâmica, os quais são leves e resistentes ao impacto, têm sido confeccionados para proteger aviões, veículos militares e soldados. Componentes eletrônicos individuais e circuitos integrados complexos com multicomponentes têm sido fabricados de cerâmicas. Cerâmicas mono-cristais têm importantes aplicações mecânicas, elétricas e óticas. Cerâmicas incluem ítens tão delicados que podem ser quebrados por um leve toque, tão resistentes que podem proteger nosso próprio corpo e tão duradouros que permanecem depois de milhares de anos revelando-nos a história dos nossos mais remotos ancestrais. Ex: vidro (Disponível em: http://mesonpi.cat.cbpf.br/escola99/MC.html)

Polímeros: São moléculas gigantes que apresentam unidades que se repetem.

A substância inicial é chamada de monômero. Podem ser naturais ou artificiais. Possuem ser termoplásticos, termorrígidos e elastômeros. A principal aplicação dos polímeros são os plásticos. Tornam-se macios e deformáveis quando aquecidos e podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com