TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Salmonelose

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 7

SALMONELOSE

RESUMO[pic 1]

A Samonella spp. pode ser considerada um dos grandes responsáveis por ocorrências de doenças causadas através de alimentos contaminados. Pela sua alta capacidade de distribuição, a salmonella spp. é um dos principais responsáveis por surtos em todo o mundo. As indústrias tem se mostrado cada vez mais preocupadas em resolver esse problema, porém ainda há muita incidência de casos, o que nos leva a pensar que, mesmo com toda tecnologia ainda estamos longe de resolver esse problema. A salmonella spp. tem como seus principais hospedeiros o homens e os animais. A contaminação através de alimentos (a maioria sendo de origem animal, porem pode-se encontrar em verduras), animais portadores assintomáticos e a sua alta capacidade se sobreviver no ambiente (em alguns casos a água contaminada) facilitam ainda mais a sua disseminação. Portanto é imprescindível que indústrias tomem os devidos cuidados para que essa doença seja controlada. Cuidados como não ingerir carne, galinha e ovos crus, e cuidados com a higiene dos alimentos podem nos ajudar a evitar a salmonelose.
Palavras-chave: Samonella spp, contaminação, doença.

[pic 2]

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        

2.        CARACTERIZAÇÃO DO AGENTE        

3.        TRANSMIÇÃO        

4.        SINTOMAS        7

5. PROFILAXIA        7

6.        TRATAMENTO        

7. CONCLUSÃO        8

8. REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Bill, L. A Salmonelose é considerada uma zoonose de grande perigo para a saúde humana, devido seu fácil contagio através da ingestão das bactérias da família enterobacteriacea, podendo dar origem a outras doenças oportunas da salmonella, como a Gastrenterite por Salmonellas, com um alto grau de dificuldade de restabelecer a saúde humana.

 Atualmente há uma grande preocupação da população sobre a qualidade dos alimentos que estão ingerindo (Andreotti, A.).  Como a maioria dos casos de gastroenterite não há necessidade de internação do paciente é provável que a salmonelose esteja sendo subestimada, pois sem a internação desses pacientes, fica inviável saber quantos casos ocorrem, segundo Kazue, N.

De acordo com Vasquez, G. O surto de salmonelose é uma realidade mundial, e com isso na importação e exportação de alimentos é fundamental que as autoridades governamentais, os agricultores, produtores e consumidores, estejam cientes dos princípios básicos para a higiene alimentar.

Rodrigues, V. et al, Afirma que aves contaminadas por salmonellas podem desenvolver a doença assintomaticamente (quer dizer que elas podem ser portadoras da doença, porem não apresentam sintomas), onde as os agentes transmissores se alojam no seu hospedeiro e é transmitido para os seres humanos através de seus produtos finais.

Os Principais sintomas oriundos dessa bactéria são: dores abdominais, diarreias, febre, calafrio, dores de cabeça mal-estar e vômitos, que provocaram a desidratação do paciente, e para isso não ocorre, deve-se ocorrer a ingestão de soro e antibióticos, antitérmico e analgésicos, para que o infectado se mantenha hidratado, assim dificultando  a manifestação da doença ( RACHID, L. 2005).

  1. CARACTERIZAÇÃO DO AGENTE

De acordo com Santos, L. et al, O gênero salmonella ficou assim conhecido, pois em 1900 Daniel Salmon, isolou esse microrganismo e descobriu que ele era causador de algumas doenças. As salmonellas são da família enterobacteriaceae, bastonetes gram negativos, geralmente moveis. Através da redução do enxofre por ação da enzima cisteina desulfidrase, elas produzem gás sulfídrico e ainda podem descarboxilar alguns aminoácidos. Porem a cada espécie pode variar a sua função.

Segundo MIMS, et al, Praticamente todas as Salmonellas são encontradas em animais e humanos, com a exceção da S. typhi e a S.paratiphy, e existem mais de 2000 espécies.A Salmonella spp. é um importante agente patogênico veiculado em alimentos.

A dose infectante varia de [pic 3]células, porem em pacientes imunocomprometidos tem sido observadas doses [pic 4]para alguns sorovares. Normalmente o quadro de diarréia é moderado, porem pode ocorrer perda de um pouco de sangue nas fezes (Santos, L.).

  1. TRANSMIÇÃO

          Segundo Vasquez, G. A Salmonella spp. pode ser considerada um dos maiores agentes causadores de doenças, que ocorrem por meio de alimentos contaminados que atinge o mundo inteiro.

Os produtos de origem avícola tem sido os mais relatados, porém a contaminação por carne suína também pode colocar em risco a saúde da população (Cardo,B. et al).

De acordo com Kazue, N. et al , Para o homem, a grande maioria de sorotipo de salmonela é patogênica, e os sintomas podem ser classificados em três grupos: S. typhi (causadora da febre tifóide), a contaminação acontece através de água e alimentos contaminados com fezes humanas, Salmonella paratyphi (causadora da febre entérica), pode acontecer através do consumo de água e alimentos, especialmente leite e vegetais crus, mariscos e ovos, e infecção por outras salmonelas, que ocorre por meio do consumo de carne bovina, aves, suíno e ovos crus.

  1. SINTOMAS

Os problemas transmitidos através de alimentos contaminados com a Salmonella spp, são considerados os mais importantes do mundo inteiro, em relação às adversidades da saúde pública. Considerando que o trato intestinal do homem e dos animais é o principal reservatório natural deste patógeno, esses indivíduos podem se infectar, principalmente, através da ingestão de alimentos e água contaminados por fezes humanas ou de animais. Uma grande preocupação é que os alimentos de origem aviária são importantes vias de transmissão, por decorrência disso as empresas devem sempre tomar muito cuidado com os seus produtos. Assim que ocorre a ingestão das salmonelas, elas passam através do estômago, e se multiplicam (Cardoso, T. et al).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com