TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação

Artigo: Segmentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 2

INVERTEBRADOS II – TRABALHO

Qual a definição de segmentação?

- Mesmo com o assunto sendo estudado por especialistas e amadores por mais de dois milênios e com diversas hipóteses lançadas, ainda não foi possível obter uma definição exata de metameria. Porém, a definição mais próxima e utilizada atualmente é a de Clark, que define um segmento é uma repetição de sacos celômicos, acompanhados por músculos. Relembrando que essa não é uma definição exata e que ainda existem controvérsias sobre tal definição.

Em que grupos de animais ocorre uma segmentação considerada pelos autores como verdadeira?

Mesmo estando separados em diferentes Filos, os grupos dos artrópodes, anelídeos e cordados (Annelida, Arthropoda e Chordata, respectivamente) são considerados segmentados verdadeiramente.

Considerando as propostas de filogenia mais recentes, quais as hipóteses que podem explicar a evolução da segmentação em Bilateria? Qual a principal crítica a cada uma delas?

-Atualmente, existem três hipóteses sobre a evolução da segmentação:

-A segmentação foi adquirida independentemente nos três filos

-A segmentação é homóloga nos protostômios e evoluiu nos cordados de forma independente: Ao analisarmos a estrutura embrionária da sanguessuga (Helobdella triserialis), é notável a semelhança da segmentação com alguns crustáceos, abalando a afirmação da hipótese. Com o avanço da tecnologia, novas análises serão feitas para rever a hipótese.

-A segmentação é homóloga em todos os cordados: Existem poucas evidências que podem afirmar tal hipótese, como pequenas semelhanças em poucas e determinadas espécies.

Quais as possíveis vantagens da segmentação?

- A locomoção (facilita a ação dos músculos sobre o corpo), especializações (como cada segmento pode se diferenciar, é possível formar estruturas especializadas em cada um) e a repetição de estruturas (possíveis danos sobre o animal pode não afetar seu sistema como um todo.

Qual a diferença entre animais segmentados e pseudosegmentados?

- Animais verdadeiramente segmentados possuem seus segmentos são derivados tanto da ectoderme quanto da mesoderme. Já os pseudosegmentados possuem, de forma generalizada, apenas uma camada de tecido separando seus segmentos, sendo que esse tecido pode ter diferentes origens. O estudo dessa diferença ainda esta evoluindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com