TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suges

Tese: Suges. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

remuneração recebida; e o fato de a contabilidade não ser a única fonte de renda do profissional, tornando-a algo acessório.

Outra questão atual que afeta o ambiente dos serviços contábeis é o ambiente empresarial globalizado, o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas, isso requer do profissional da contabilidade, a todo instante, práticas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento às mudanças da legislação é uma necessidade imprescindível para maximização dos lucros das empresas, para manutenção dos negócios e melhorar os níveis de empregos. Esses fatos importantes requerem a participação ativa do contador.

3 RELATÓRIO DO ESTÁGIO

3.1 Referencial teórico

3.1.1 Estrutura das Demonstrações Financeiras

A utilização de Controles Gerenciais a forma prevista pela teoria científica contábil e financeira é um instrumento valioso e que sua utilização maximiza os resultados de um processo de decisão empresarial.

A Analise de Balanços visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas.

Matarazzo (1998), apresenta uma abordagem resumida do que revela as demonstrações financeiras e cada uma das principais contas que aparecem quando publicadas. Exemplo:

• Relatório da Diretoria: através deste a Diretoria presta informações aos acionistas sobre o desempenho e perspectivas da sociedade relativas a estratégias de vendas, expansão, efeitos conjunturais, legislação, política financeira, recursos humanos, resultados alcançados, planos, previsões etc. Através deste relatório os acionistas e outros usuários da informação contábil tomam conhecimento do que a empresa realiza.

• Pode-se dizer que o Relatório da Diretoria é uma carta de intenção dos administradores para com a empresa.

• Demonstrações Financeiras: compõe-se de quatro pecas assim identificadas: Balanço Patrimonial;Demonstração do Resultado do Exercício;Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, que pode ser substituída pela Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido; Demonstração das origens e aplicações de recursos.

• Notas Explicativas: são dados e informações que complementam as demonstrações financeiras. As notas explicativas contem um conjunto de elementos que auxiliam a fazer avaliação mais ampla da empresa.

• Parecer dos Auditores: é obrigatório apenas para as companhias abertas, ou seja, aquelas que tem papeis negociáveis (ações ou debêntures) colocados junto ao publico. A opinião dos auditores tem satisfatória probabilidade de estar correta a demonstração financeira e pequena probabilidade de falhar, uma vez que estes profissionais também são contadores.

3.1.2 O que mostram as Demonstrações Financeiras

A contabilidade deve ser elaborada de acordo com as determinações da Lei n° 6.404/76, Normas Brasileiras de Contabilidade e Princípios Fundamentais de Contabilidade, enquanto as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com