TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sugestão e orientação de aula sobre as organelas das células eucariontes

Pesquisas Acadêmicas: Sugestão e orientação de aula sobre as organelas das células eucariontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE AS ORGANELAS DAS CÉLULAS EUCARIONTES

A célula eucariótica, considerada célula verdadeira, devido à complexidade de um desenvolvido sistema de membrana, apresenta em seu interior uma dinâmica estrutural compartimentada, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.

No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.

Acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.

DESCRIÇÃO DAS ORGANELAS:

Mitocôndrias

Organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.

Complexo de Golgi

Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados, com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.

Lisossomo

Vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).

Peroxissomos

Vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.

Organoplastos

Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos).

Células e suas organelas

1- A célula

2 - célula Procarionte e Eucarionte

3 - as organelas e o papel que elas exercem

1. A célula

A denominação célula foi criada em 1665 pelo cientista inglês Robert Hooke ( 1635 - 1703) para indicar pequenas cavidades no interior de cortiça que ele havia observado com um microscópico muito simples. na realidade, o que Hooke viu foi apenas o envoltório da célula, a parede celular.

Estudos posteriores demostraram a presença de células em todos os seres vivos e permitiram que o botânico alemão Matthias Schleiden (1804 - 1881) e o zoólogo alemão theodor Schwann (1810 - 1882) enunciassem a teoria celular. "todos os seres vivos são formados por células."

2. Células procariontes e eucariontes

dependendo do tipo de estrutura celular que apresenta, os seres vivos podem ser divididos em procariontes e eucariontes.

os procariontes ou protocariontes(proto=primitivo;cario=núcleo) são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado. Na célula procariótica o material genético não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear(carioteca;teca=invólucro). São representadores pelas bactérias, nas quais estão incluídas as algas azuis ou cianofícieas (hoje denominadas cianobactérias) e os micoplasmas, grupo de bactérias sem parede celular.

A estrutura celular dos eucariontes (eu=verdadeiro) é mais complexa. A célula eucariótica apresenta núcleo - o material genético está separado do citoplasma por uma membrana nuclear - e outras estruturas que não aparecem nos procariontes. Alguns seres vivos, como os protozoários, algumas algas e certos fungos, são unicelulares; outros, como os animais, as plantas e os fungos em geral, são pluricelulares.

A célula eucariótica deve ter surgido da procariótica por dois processos

* invaginações da membrana formaram canais e vesículas e originaram várias estruturas, como a membrana nuclear, o retículo endoplasmático, o aparelho de Golgi ( ou complexo golgiense, pela nova nomenclatura) e outras estruturas, que serão estudados adiante;

* outras organelas, como a mitocôndria e o cloroplasto, surgiram de bactérias que invadiram as células primitivas e passaram a viver em seu interior.

3. as organelas e o papel que ela exerce:

REPRESENTAÇÃO DAS CÉLULAS PROCARIOTAS E EUCARIOTAS

MEMBRANA PLASMÁTICA:

Todas as células possuem na sua superfície uma película limitante, a membrana plasmática ou plasmalema (lema = invólucro). Entre outras funções, essa película mantém separada do ambiente externo a estrutura altamente organizada da matéria viva, controlando a aentrada e a saída de substâncias.

CITOPLASMA

a parte em azul é o citoplasma !!

No citoplasma, região entre a membrana plasmática e o núcleo, há o citosol (hialoplasma ou matriz do citoplasma), material gelatinoso formado por íons e moléculas orgânicas e inorgânicas dissolvidas em água, e várias organelas, como os centríolos, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, as mitocôndrias e os cloroplastos estas estruturas celulares desempenham funções específicas na célula, de forma semelhante aos órgãos nos organismos desenvolvidos.

NÚCLEO:

O núcleo é uma estrutura características dos eucariontes, na qual estão os genes, responsáveis pelo controle das atividades celulares e pelas características hereditárias dos organismos. Os conhecimentos sobre a sua função permitiram o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com