TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sulco

Artigos Científicos: Sulco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

O Rego de Rolando inicia-se um pouco atrás da porção média da fissura longitudinal do cérebro, dirigindo-se de seguida obliquamente para baixo ao longo da face supero-externa do hemisfério cerebral. Termina um pouco acima do Rego de Sylvius, do qual é separado por uma pequena prega cortical. O Rego de Rolando separa o lobo frontal, anterior, do lobo parietal, posterior.

O Rego de Sylvius inicia-se na face inferior do hemisfério, para fora da Substância Perfurada Anterior, como uma fenda profunda que separa a face inferior do lobo frontal do lobo temporal. Dirige-se de seguida para fora e contorna o bordo inferior do hemisfério para alcançara face supero-externa do mesmo, onde se divide em três ramos: anterior, ascendente e posterior. O Rego de Sylvius separa o lobo frontal e parietal do lobo temporal.

O Rego Parieto-Occipital inicia-se ao nível da porção posterior do bordo superior do hemisfério. A partir deste ponto irá percorrer a face supero-externa, onde constitui o Rego Perpendicular externo, e a face interna do hemisfério, onde constitui o Rego Perpendicular interno. O Rego Perpendicular externo separa o lobo parietal e temporal, anteriormente, do lobo occipital, posteriormente. No entanto, este rego encontra-se obliterado por inúmeras pregas comunicativas que unem os diferente lobos entre si, sendo apenas observável a sua extremidade superior e a sua extremidade inferior, que constitui a incisura pré-occipital. O Rego Perpendicular interno limita posteriormente a face interna do lobo parietal.

O Rego Calcarino é o único dos sulcos aqui descrito que não separa dois lobos cerebrais. Inicia-se a partir do Rego Perpendicular interno, tendo um trajecto quase horizontal ao nível da face interna do hemisfério cerebral. De seguida contorna o vértice do lobo occipital para terminar na face supero-externa do hemisfério. Na porção posterior das paredes do Rego Calcarino encontra-se a Área Visual Primária que possui um papel fundamental no mecanismo da visão.

O Rego Caloso-Marginal situa-se na face interna do hemisfério cerebral. Inicia-se antero-inferiormente ao joelho do Corpo Caloso, tendo depois um trajecto paralelo ao bordo superior do mesmo, posicionando-se em igual distância entre este e o bordo superior do hemisfério. Ao nível da extremidade posterior do corpo caloso, o Rego Caloso Marginal inflecte-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com