TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Periotica

Ensaios: Tabela Periotica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 7

PROPRIEDADES PERIODICAS

AUTORES:

CHARLES SIMÕES

CLAUDIO ROBERTO

ANDRE QUEIROZ

DANIEL SHIRAMM

SALVADOR, BAHIA, BRASIL

2013

PROPRIEDADE PERIODICAS

AUTORES:

CHARLES SIMÕES

CLAUDIO ROBERTO

ANDRE QUEIROZ

DANIEL SHIRAMM

SALVADOR, BAHIA, BRASIL

2013

1.0 REFERENCIAL TEÓRICO

A química é a base cientifica que estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. Nesses experimentos serão analisadas algumas propriedades inerentes aos elementos químicos e indispensáveis para o entendimento de muitas reações.

As propriedades periódicas são tendências ou características que alguns elementos químicos seguem e que marca sua localização na tabela periódica.

Os elementos químicos são organizados de acordo com suas propriedades periódicas e tais propriedades são alteradas de acordo com o número atômico. As principais propriedades periódicas são: raio atômico, energia de Ionização e afinidade eletrônica.

1.1 Raio atômico

O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons.

Em outras palavras, raio atômico é a distância do núcleo de um átomo à sua eletrosfera na camada mais externa. Porém, como o átomo não é rígido, calcula-se o raio atômico médio pela metade da distância entre os centros dos núcleos de dois átomos de mesmo elemento numa ligação química em estado sólido.

O raio atômico cresce de cima para baixo na família da tabela periódica, acompanhando o número de camadas dos átomos de cada elemento e da direita para a esquerda nos períodos da tabela periódica.

Quanto maior o número atômico de um elemento no período, maiores são as forças exercidas entre o núcleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atômico.

1.2 Energia de Ionização

Energia de Ionização é a energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. O tamanho do átomo interfere na sua energia de ionização. Se o átomo for grande, sua energia de ionização será menor.

- Em uma mesma família a energia aumenta de baixo para cima;

- Em um mesmo período a Energia de Ionização aumenta da esquerda para a direita.

1.3 Afinidade eletrônica

Afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo no estado gasoso (isolado) captura um elétron. Quanto menor o raio, maior a sua afinidade eletrônica, em uma família ou período.

A afinidade eletrônica mede a energia liberada por um átomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um elétron. Trata-se da energia mínima necessária para a retirada de um elétron de um ânion de um determinado elemento.

Nos gases nobres a afinidade eletrônica não é significativa, porém como a adição de um elétron em qualquer elemento causa liberação de energia, então a afinidade eletrônica dos gases nobres não é igual à zero.

2.0 OBJETIVO

Nesses experimentos serão analisadas algumas propriedades inerentes aos elementos químicos e indispensáveis para o entendimento de muitas reações. Conhecer a variação das propriedades ácido-básicas, propriedades oxidantes dos halogênios e redutoras dos metais.

3.0 PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais e reagentes

Materiais:

• Cápsula de porcelana

• Pinça

• Papel filtro

• Espátula

• Tubos de ensaio

• Lixa

Reagentes:

• 14ml de água destilada

• 9 gotas de fenolftaleína

• 1 pequeno pedaço de sódio metálico

• 1 pedaço de fita de magnésio

• 1 pedaço de alumínio

• 2 ml de bromerto de sódio (NaBr) 0,1mol/L

• 2 ml de solvente orgânico (N-eptano)

• Algumas gotas de cloro

• 2 ml de iodeto de sódio (NaI) 0,1mol/L

3.2 Procedimento experimental

3.2.1 Propriedades redutoras dos metais

a) Sódio

1. Em uma cápsula de porcelana, coloque 10 mL de água destilada e adicione três gotas de fenolftaleína. Observe a coloração da fenolftaleína na água.

Atenção: Fenolftaleína é um indicador ácido-base que possui coloração vermelha em meio básico e é incolor em meio ácido.

2. Cuidadosamente, retire um pequeno pedaço de sódio metálico do recipiente, utilizando uma pinça, o qual está imerso em querosene e coloque-o sobre um pedaço de papel de filtro.

3. Corte com uma espátula um pequeno fragmento de sódio metálico (tamanho de uma cabeça de palito de fósforo) e observe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com