TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarsila Do Amaral

Artigos Científicos: Tarsila Do Amaral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 2

1. QUEM FOI TARSILA DO AMARAL E O MOVIMENTO DO QUAL ELA FEZ PARTE:

Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, em Capivari (SP) no dia 1 de setembro de 1886 e faleceu em 17 de janeiro de 1973 em São Paulo vítima de um câncer. Ela era pintora e desenhista e é considerada uma das principais figuras da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro.

Em 1926 Tarsila do Amaral se casaria com Oswald de Andrade. Dois anos depois começaria sua fase mais importante: a antropofágica. Tarsila chegou a dizer que realizou “Abaporu”, o marco inicial dessa fase, pensando em impressionar Oswald de Andrade. O espanto do artista com a enorme e deformada figura em tons terrosos do quadro, tendo atrás de si um cacto e o sol, inspirou-lhe na criação do Movimento Antropofagia, juntamente com Raul Bopp. Nessa mesma linha de Abaporu, seguem-se, pintados entre 1928 e 1929, “Urutu”, “Antropofagia”, “Sol Poente” e “Cartão Postal”.

Tarsila arriscou diferentes caminhos em sua trajetória – a pintura Pau-Brasil, a Antropofágica e a Social –, todos eles polêmicos, que discutiram a identidade nacional pela arte.

2. A importância para a arte brasileira:

Tarsila participou ativamente da renovação da arte brasileira que se processou na década de 1920.

Integrou-se ao movimento modernista e ligou-se com especial interesse à questão da brasilidade.

Na época, predominava no Brasil a pintura acadêmica, com regras para tudo: que cores usar, o que devia ser pintado, como os quadros de natureza-morta. O modo de retratar devia ser realista. Os modernistas, o grupo de artistas ao qual Tarsila pertencia, achavam que este era um tipo de arte que não refletia a cultura brasileira. Eles se encontravam, conversavam, escreviam em jornais e publicavam revistas.

O movimento modernista mudou toda a arte no Brasil e teve como evento principal a Semana de 22, que tem esse nome porque aconteceu em fevereiro de 1922, da qual Tarsila não participou porque estava estudando em Paris.

Em 1932 torna-se uma das fundadoras da Sociedade Pró-Arte Moderna SPAM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com