TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos botânicos de uma flor

Abstract: Termos botânicos de uma flor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Abstract  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Estigma é a área receptiva do pistilo das flores, onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Pode estar posicionado no ápice do pistilo, ou lateralmente. É a parte achatada do carpelo, situada na sua extremidade superior; possui um líquido pegajoso que contribui para a fixação do grão de pólen.

Estilete é o termo da botânica que designa o prolongamento do ovário (parte inferior) até o estigma (parte superior) nas flores.

O ovário é uma parte do gineceu, que contém os óvulos a serem fecundados, constituindo a sua parte inferior. O ovário é formado por uma ou mais folhas modificadas que recebem o nome de carpelos que representam os macrosporófilos, que poderão ser livres ou fundidos.

Oosfera é o gâmeta feminino das plantas. Está presente em todas as fases de evolução do reino Plantae (Briófitas, Pteridófitas, Gimnosperma e Angiosperma).

A oosfera pode ser fecundada pelo núcleo espermático dando origem ao zigoto. ela pode ser encontrada na reprodução das samambaias.

Pétalas são peças constituintes da flor, situadas no seu verticilo protetor mais interno. São estruturas normalmente membranáceas, amplas, coloridas e têm muitas funções, entre as quais a atração de polinizadores. O conjunto de pétalas de uma flor é chamado corola

Antera é a porção terminal do estame das flores. São sacos revestidos internamente por tecido esporogênico , onde são produzidos os grãos de pólen.

Os filetes que integram o órgão masculino das flores, o estame. São estruturas normalmente alongadas, inseridas no receptáculo floral, ou mesmo sobre as pétalas, portando a antera no ápice.

Sépalas são peças constituintes da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese. O conjunto de sépalas de uma flor é conhecido como cálice.

O cálice é o conjunto de todas as sépalas de uma flor, sendo, portanto, o verticilo mais externo das flores. Faz parte das suas estruturas estéreis. O cálice pode se apresentar – quando as sépalas são livres entre si – ou gamossépalo – quando estas são unidas entre si, em maior ou menor grau.

O pedúnculo é a região que antecede a flor ou o fruto. O caju é um exemplo de um pedúnculo floral que se desenvolve, tornando-se um pseudofruto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com