TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo de de ovulos

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Os óvulos dos animais são geralmente células grandes e imóveis, que contém em seu interior reservam de nutrientes para o desenvolvimento do embrião, esses nutrientes compõem o vitelo, as duas características que permite em classificá-los em oligolécitos, heterolécitos, telolécitos, centrolécitos, são a quantidade e a localização do vitelo nos diferentes ovos que são variáveis.

Oligolécitos ou Isolécitos: esses ovos possuem uma quantidade reduzida de vitelo, distribuída uniformemente pelo citoplasma (ovo) de forma homogênea. Ocorre na maioria dos animais, mamíferos placentários , anfioxos (protocordados) e equinodermos( estrelas –do mar).cefalocordados,celenterados.

Exemplo:

Os equinodermos possuem sexos diferentes, se reproduz sem contato físico, reprodução através da liberação de óvulo e espermatozóide dentro da água a onde se adapta bem por estar em seu habitar natural, vigia seus ovos de predador, fertilização externamente. Ovos gelatinosos e não possuem casca, cores dos ovos são variada porque depende da espécie .

Os anfioxos pertencem aos grupos cefalocordados, se casalam na água (fecundação externa) seus ovos são gelatinosos, depositado na água, se adapta nas praias dos mares quentes ou temperados meio enterrado na areia.

Esse animal ocorre uma relação trófica com a fêmea que ocorre por meio da placenta ,quando seus ovos são depositados para fora do corpo tem que ocorrer os encontro dos gametas,precisa de um grande numero de gametas para garanti a fecundação, pois seus ovos são depositado em lugares aquáticos ,por esse ambiente ser um lugar sem proteção para os ovos ,está sempre em vista dos predadores.

Ovos heterolécitos (hetero =diferente), esses ovos são encontrado em anfíbios, moluscos, anelídeos, peixes, platelmintos, contem núcleo celular, e tem quantidade media de vitelo distribuído de maneira desigual no ovo, e está no pólo vegetativo.

Exemplo

Anfíbios (sapo)= deposita seus ovos na água a onde são fecundados (fecundação externa)seus ovos são gelatinosos ,grande números de gametas e pouco vitelo ,seu ovos ficam exposto na água sujeito a agressão de predadores, o s procedimentos de fecundação e igual o dos ovos oligolécitos.

Anelídeo (verme planária) tem o reprodutor masculino e feminino ,quando estão sexualmente maduras se encontram se acariciam trocando os espermatozóides ,depois se separa e os ovos são eliminado para o meio externo ,os ovos tem cápsula a onde desenvolve o embrião. Elas são aquáticas e terrestre . Ela também se reproduz se dividindo no meio, regenerando. Seus ovos não têm risco de ser atacado por predadores.

Ovos telolécito =são ovos cuja composição vitelina ocupa cerca da metade do citoplasmático, distribui de forma não homogênea, rico em vitelo com grande quantidade, esse tipo de ovo pode ser visto em ovo de galinha, o citoplasma e o núcleo celular localizam-se no pólo vegetativos, constituindo uma pequena região denominada cicatrícula, esses ovos são estão presentes nesses animais, reptes, aves, certos peixes (ossos) alguns moluscos, ornitorrinco e da équidna (mamíferos que não formam placenta) cefalópodes.

Exemplo:

Repteis, esses animais habitam ambientes terrestres, marinhos e de água doce. Mas não depende de água para se produzir, sua fecundação é interna, os ovos fica alojado no interior da barriga até sair para fora do seu corpo, seus ovos tem casca grossa que impede o dessecamento do embrião,a casca é porosa permite a troca gasosa entre o embrião o externo.existe também internamente ,membranas e bolsas chamadas de anexos embrionários ,que participam de funções como a proteção, a nutrição, as trocas gasosas e a excreção dos embriões. Os embriões se desenvolve dentro do ovo e fora do corpo.uma bolsa cheia de liquido ,a vesículas ammiótica garante o desenvolvimento do embrião em meio aquoso.

Algum repte como a tartaruga deposita seus ovos em buracos feitos na areia junto com um liquido para manter a temperatura, fica neste buraco por um período, e os embriões se desenvolve dentro desses ovos, e para protegê-los de predadores. Alguns reptes lagartos e cobras peçonhentas os ovos e posto pela fêmea depois de permanecer durante um certo tempo do desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe.já existem outros que o desenvolvimento do embrião ocorre totalmente do organismo da fêmea.

Aves, sua fecundação é interna, as fêmeas botam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com