TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transcrição em Eucariotos

Por:   •  19/4/2021  •  Seminário  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

BIOLOGIA MOLECULAR

TRANSCRIÇÃO EM EUCARIOTOS

        O genoma humano é grande e nem são todas as regiões dele que serão transcritas, apenas algumas regiões. Para o reconhecimento dessas regiões que serão transcritas em eucariotos, requer um numero maior de enzimas na etapa inicial.

        Em eucariotos, o processo de transcrição ocorre dentro do núcleo e depois é processado para sair do núcleo e só depois ser traduzido. Se o processamento não ocorresse, o RNA seria facilmente degradado no caminho.

        Como o DNA está condensado, a primeira coisa que deve ocorrer antes da transcrição é um afrouxamento da cromatina, para que os fatores de transcrição cheguem e reconheçam regiões promotoras.

        Em eucariotos, alem de o genoma ser muito maior, tem que procurar regiões especificas pro processo de transcrição, o DNA está compactado e isso impede facilmente o reconhecimento dos promotores pelos fatores de transcrição, além de ter que ter o processamento.

[pic 1]        

        

[pic 2]

        Em procariotos, tem a RNA polimerase com cinco subunidades. Em eucariotos tem três tipos de RNA polimerase (1, 2, 3), a 2 faz a elongação da cadeia, produção de RNA mensageiro.... A 1 produz RNA ribossômico. A polimerase 3 produz RNA transportadores, pequenos RNAs nuclares e também a menor subunidade do ribossomo.

        Os eucariotos também possuem uma região promotora, que deve ser reconhecida pelo complexo enzimático para que o processo de transcrição se inicie. Essa região, em eucariotos, é chamada de TATA Box (rica em adenina e timina).

        Fatores gerais de transcrição: (existem fatores de transcrição de todos os tipos), dentre esses fatores, o mais importante é o fator geral de transcrição 2, pois tem um componente chamado de TDP (proteína de ligação ao TATA Box). Dentro do fator geral de transcrição tem uma subunidade chamada de TDP (ela que reconhece a região promotora, chamda TATA Box).

        Quando esse fator geral de transcrição reconhece o promotor, graças a TDP, ela recruta para a região outros fatores gerais de transcrição. Esses fatores gerais de transcrição, ao se ligarem na região promotora, recrutam para a região a RNA polimerase (não consegue se ligar na região promotora se não tiver montado esse cerne de fatores gerais de transcrição.

        TATA Box é só em eucariotos.

[pic 3]        A RNA polimerase 2 não consegue começar a cadeia (alongar) se os fatores de transcrição não saírem de lá. Os fatores gerais de transcrição então, servem simplesmente para recrutar a RNA polimerase para o local.

        A RNA polimerase 2, no caso dos eucariotos, possui uma calda, chamada de CDT (domínio da cauda de carboxila).  Essa região dessa enzima é fosforilada por outros fatores gerais de transcrição (que já estão lá), quando essa cauda é fosforilada, faz com que essa cauda dissocie dos outros fatores de transcrição e a polimerase consiga andar. Os outros fatores gerais de transcrição servem para, além de recrutar a polimerase para o local, quando ela chega lá, alguns desses fatores iram fosforilar (adicionar grupo fosfato) essa calda CDT. Quando o grupo fosfato é adicionado, essa RNA polimerase perde afinidade pelos fatores de transcrição e ai ela consegue alongar a cadeia, os outros fatores gerais de transcrição se soltam, exceto a TDP, que permanece ligada ao TATA Box, porque uma única fita pode Servir para transcrição de varias moléculas de RNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com