TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treliças Pratt

Casos: Treliças Pratt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  3.453 Visualizações

As Treliças são estruturas formadas por elementos indeformáveis, aos quais se dá o nome de barras, ligados entre si por articulações que se consideram perfeitas, os nós. Nas treliças as cargas existem somente nos nós, ficando assim as barras apenas sujeitas a esforços normais (alinhados segundo o eixo da barra) de tração ou compressão.

Treliça Pratt (diagonais tracionadas) Treliçamento em “X”

Os elementos diagonais, com exceção das extremidades que apontam para o vão central, fazem da treliça Pratt uma fácil identificação. Com exceção dos elementos diagonais centrais, todos os outros elementos diagonais sofrem tração. Já os elementos verticais suportam toda a força de compressão, por isso os elementos diagonais conseguem ser delgados, barateando o projeto.

Treliça em Arco (arco triarticulado)

Os Arcos Triarticulados são estruturas que apresentam uma forma arqueada e três articulações, dois apoios simples nas bases e uma articulação entremeada na estrutura.

As pontes e passarelas em arco apresentam as seguintes configurações geométricas:

-Tabuleiro Superior (ou arco protegido)

Os montantes sofrem compressão, pois o tabuleiro encontra-se sobre o arco. Apresenta maior durabilidade.

-Tabuleiro Inferior

Os montantes, que podem ser metálicos, sofrem tração, pois o tabuleiro encontra-se sob o arco. Apresenta menor durabilidade, mas é útil para os casos de gabarito da ponte muito pequeno.

- Tabuleiro em Nível Intermediário ao Arco

Esse tipo de arco sofre compressão em seus montantes inferiores e tração nos superiores. Apresenta parte das vantagens e desvantagens dos anteriores.

Dados do modelo:

Altura: 11cm

Largura: 10cm

Comprimento: 28,28 cm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com