TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubarões

Por:   •  8/10/2015  •  Dissertação  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

 Texto retirado do artigo de ALMEIDA et al, da Revista Química Nova (vol. 30(8), 2007):

O primeiro tratado global para a eliminação das substâncias tóxicas persistentes foi resultado da Convenção de Estocolmo, realizada em 2001. Este tratado selecionou doze substâncias (conhecidas como as doze sujas): aldrin, endrin, dieldrin, clordano, DDT, toxafeno, mirex, heptacloro, hexaclorobenzeno, PCB (bifenis policlorados), dioxinas e furanos. Estas substâncias compõem uma classe conhecida como Poluentes Orgânicos  Persistentes, -POP, que juntamente com outras substâncias que satisfazem os critérios de persistência e toxicidade, compõem o grupo mais abrangente das STP (substâncias tóxicas persistentes).”

  1. Comente sobre as características que favorecem a persistência e acúmulo desses poluentes no ambiente e no organismo dos seres vivos.
  2. Um documento elaborado por países da América do Sul separa as STP em três grupos e classes de prioridades. Cite os grupos, classes e exemplifique.
  3. Cite os agrotóxicos organoclorados ainda utilizados e especifique seus usos.
  4. Como ocorre o processo de biotransformação dos organoclorados (tipo de reação (fase I ou fase II), enzimas, metabólitos tóxicos ou inativos)?
  5. Como são produzidas as dioxinas? Cite dois sintomas de intoxicação produzidos pelas dioxinas.
  6. Os locais altamente contaminados são conhecidos como “hotspots”. Cite exemplos, dando ênfase ao caso Rhodia, localizado na baixada santista, um dos mais conhecidos devido a sua dimensão.
  7. Como são gerados os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos? Cite exemplos. Quais as principais fontes de produção dos hidrocarbonetos?
  8. Quais as principais características físico-químicas das bifenilas policloradas (PCB) que incentivaram o uso destes compostos em indústrias? Cite suas aplicações (explique o que significa constante dielétrica e quais os usos dos capacitores dielétricos).
  9. No Brasil é permitido o uso dos PCB? Cite as fontes de contaminação de PCB em nosso País.
  1. Explique o significado de fator de toxicidade equivalente internacional (I-TEF) e de TEQ/m3 (Toxicidade Equivalente/ m3).
  2. O que significa créditos de carbono? Qual a equivalência para um crédito de carbono?
  3. Comente, resumidamente (aspectos mais importantes), sobre a contaminação das STP nas diferentes matrizes ambientais: ar, solo, água, sedimentos, animais, seres humanos e alimentos. Qual o compartimento considerado mais importante para o estudo do impacto das STP no meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (522.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com