TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação do conhecimento sobre disciplina "Biologia"

Exam: Verificação do conhecimento sobre disciplina "Biologia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Exam  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 4

Questões:

1- Uma célula animal está sintetizando proteínas. Nessa situação, os locais indicados por I, II e III na figura a seguir, apresentam alto consumo de:

a) (I) Bases Nitrogenadas; (II)Aminoácidos; (III) Oxigênio

b) (I) Oxigênio; (II) Bases Nitrogenadas; (III) Aminoácidos

c) (I) Aminoácidos; (II) Bases Nitrogenadas; (III) Oxigênio

d) (I) Bases Nitrogenadas; (II) Aminoácidos; (III) Gás carbônico

e) (I) Gas carbônico; (II) Oxigênio; (III) Aminoácidos

No núcleo, o DNA está sendo sintetizado, então o que está sendo consumido são as bases nitrogenadas, já no citoplasma, no retículo endoplasmático rugoso, as proteínas estão sendo sintetizadas e o que está sendo consumido são os aminoácidos e nas mitocôndrias

2 – As_________são compostos formados por__________, ligados por ligações_________com diversas funções como transporte, estrutura e proteção. As_________são de origem________ e agem como___________orgânicos sensíveis a temperatura.

Complete

a) Proteínas – nucleotídeos – hidrofóbicas – enzimas – lipídica – nutrientes

b) Enzimas – nucleotídeos – polares – proteínas – lipídica – nutrientes

c) Proteínas – aminoácidos – enzimáticas – enzimas – mineral – catalizadores

d) Proteínas – aminoácidos – peptídicas – enzimas – protéica – catalizadores

e) Enzimas – açucares – peptídicas – proteínas – mineral – solventes

3 - Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. "0 estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos. (Jornal do Brasil - 27/08/94)

Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.

a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.

b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural.

c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas.

d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.

e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.

4 - Muitas estruturas do nosso organismo possuem em sua estrutura o colágeno. Quimicamente, o colágeno pertence ao grupo de:

a) carboidratos

b) lipídeos

c) proteínas

d) glicídeos

e) ácidos nucléicos

5 - A fenilcetonúria é uma doença que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminoácido fenilalanina.

A falta de hidroxilase produz o acúmulo de fenilalanina que, por transaminação, forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácido fenilpirúvico provoca retardamento mental severo.

Por outro lado, o portador desse defeito enzimático pode ter uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente após o nascimento e que sua dieta seja controlada.

A fenilcetonúria é tão comum que mesmo nas latas de refrigerantes dietéticos existe o aviso: "Este produto contém fenilcetonúricos!".

Qual o principal cuidado a tomar com a dieta alimentar de um portador desse defeito enzimático? Por quê?

6 - Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as afirmativas a seguir: As_________ são proteínas especiais que_________ reações químicas que ocorrem no_________ das células. Quando o organismo é aquecido demasiadamente, elas são__________.

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com