TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vírus

Projeto de pesquisa: Vírus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Os vírus são seres muito simples, formados apenas por uma cápsula predominantemente protéica contendo moléculas de ácido nucléico, ADN ou ARN. Sua organização está abaixo do padrão mínimo de que uma célula necessita para sobreviver, que é a presença de membrana plasmática, citoplasma e cromatina. Por isso, os vírus são chamados seres acelulares.

Na ausência de ribossomos, hialoplasma, enfim de todos os componentes necessários à execução de seu programa genético, os vírus invadem células de animais, vegetais, bactérias, fungos etc e passam a utilizar os componentes da célula para realizar este seu programa. Com isso, as células sofrem prejuízo e, não raro, acabam sendo destruídas enquanto os vírus se multiplicam. Uma vez fora de uma célula hospedeira adequada, os vírus permanecem inativos e não podem se reproduzir. Por isso, eles são chamados parasitas intracelulares obrigatórios.

ESTRUTURA VIRAL

Os vírus são, em média, menores que as menores células. Externamente, apresentam um revestimento de proteínas chamado capsídio. Podem possuir um segundo revestimento, externo ao primeiro, de natureza lipídica, proveniente da membrana plasmática da célula hospedeira. O formato do capsídio é variável de acordo com a espécie de vírus, mas, em geral, é poliédrico regular, esferoidal, na forma de duodecaedro, hexaedro etc.

Protegido pelo capsídio, o ácido nucléico pode ser ADN ou ARN.

Mais recentemente, foram descobertos vírus que apresentam ADN e ARN.

REPRODUÇÃO DOS VÍRUS

A reprodução ou replicação viral ocorre quando os vírus penetram a célula hospedeira. Em seu interior, o ácido nucléico viral se duplica várias vezes e, em seguida, produz as proteínas de seu capsídio. As proteínas organizam-se ao redor das moléculas de ácido nucléico e a replicação está completa. No final, de alguma forma os novos vírus serão liberados da célula hospedeira.

Vírus do tipo ADN

VÍRUS DOTADOS DNA

Bacteriófagos T4, que parasitam bactérias da espécie Escherichia coli.

A cápsula desse vírus apresenta um prolongamento tubular normalmente chamado cauda, em cuja extremidade há pequenos apêndices de proteínas, as fibras da cauda ou placa basal.

Inicialmente o vírus se liga à parede bacteriana. Para que essa ligação capsídeo-membrana ocorra, é indispensável que certas proteínas da cápsula viral sejam compatíveis com certas proteínas específicas do envoltório celular. Por isso, diferentes tipos de vírus parasitam diferentes tipos de células.

Enzimas do capsídeo perfuram a parede bacteriana e eliminam para a célula o ADN viral. No citoplasma, o ADN viral se duplica várias vezes e passa a comandar o metabolismo da bactéria para a produção das proteínas componentes do capsídeo. Proteínas prontas, passam a montar as cápsulas em torno de moléculas de ADN completando a formação de novos vírus.

Certas proteínas produzidas no citoplasma lisam (quebram) a parede bacteriana. A bactéria morre e novos vírus são liberados para o meio, cada um deles pronto para repetir o processo. Leva cerca de trinta minutos para que aproximadamente duzentos novos vírus sejam produzidos a partir da entrada do bacteriófago na bactéria. Fago-T (bacteriófago).

VÍRUS DOTADOS DE RNA

Vírus da gripe

São muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com