TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Xeroderma

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Xeroderma pigmentosum

O que é o xeroderma pigmentoso?
Xeroderma pigmentoso, que é vulgarmente conhecido como XP, é uma doença hereditária caracterizada por uma sensibilidade extrema à luz ultravioleta (UV) do sol. Essa condição afeta principalmente os olhos e áreas da pele expostas ao sol. Alguns indivíduos afectados também têm problemas que envolvem o sistema nervoso.
Os sinais de xeroderma pigmentoso geralmente aparecem na infância ou na primeira infância. Muitas crianças afetadas desenvolver uma queimadura solar grave depois de passar apenas alguns minutos no sol. A queimadura solar provoca vermelhidão e bolhas que podem durar semanas. Outras crianças afetadas não ficar queimada com exposição mínima sol, mas em vez tan normalmente. Por 2 anos de idade, quase todas as crianças com xeroderma pigmentoso desenvolver freckling da pele em áreas expostas ao sol (como o rosto, braços e lábios); este tipo de freckling raramente ocorre em crianças sem o transtorno. Nos indivíduos afetados, a exposição à luz solar, muitas vezes faz com que a pele seca (xeroderma) e mudanças na coloração da pele (pigmentação). Esta combinação de características permite a condição de o seu nome, o xeroderma pigmentoso.
Pessoas com xeroderma pigmentoso têm um risco muito maior de desenvolver câncer de pele. Sem a proteção do sol, cerca de metade das crianças com esta condição desenvolver seu primeiro câncer de pele por idade 10. A maioria das pessoas com xeroderma pigmentoso desenvolver vários tipos de câncer de pele durante sua vida. Esses cânceres ocorrem mais frequentemente na face, lábios e pálpebras. Câncer também podem desenvolver-se no couro cabeludo, nos olhos, e na ponta da língua.Estudos sugerem que as pessoas com xeroderma pigmentoso também podem ter um risco aumentado de outros tipos de cancro, incluindo tumores cerebrais. Além disso, os indivíduos afetados que fumam têm um risco significativamente aumentado de câncer de pulmão.
Os olhos de pessoas com xeroderma pigmentoso pode ser dolorosamente sensível aos raios UV do sol. Se os olhos não estão protegidos do sol, eles podem ficar vermelhos e irritados, e a cobertura frontal transparente dos olhos (córnea) pode tornar-se turva. Em algumas pessoas, os cílios cair e as pálpebras podem ser fina e vire anormalmente dentro ou para fora. Além de um aumento do risco de cancro do olho, o xeroderma pigmentoso está associado com tumores não cancerosos no olho. Muitas dessas anomalias oculares pode prejudicar a visão.
Cerca de 30 por cento das pessoas com xeroderma pigmentoso desenvolver anormalidades neurológicas progressivas, além de problemas envolvendo a pele e os olhos. Estas anomalias podem incluir perda auditiva, má coordenação, dificuldade para caminhar, problemas de movimento, perda da função intelectual, dificuldade para engolir e falar, e convulsões. Quando ocorrem esses problemas neurológicos, eles tendem a piorar com o tempo.
Os investigadores identificaram pelo menos oito formas herdadas de xeroderma pigmentoso: Um grupo de complementação (XP-A) através de complementação grupo G (PE-G) mais um tipo de variante (XP-V). Os tipos são distinguidos por sua causa genética. Todos os tipos de aumentar o risco de câncer de pele, embora alguns são mais prováveis do que outros para ser associada a alterações neurológicas.
Como é comum xeroderma pigmentoso?
Xeroderma pigmentoso é uma doença rara; estima-se que afeta cerca de 1 em 1 milhão de pessoas nos Estados Unidos e na Europa. A condição é mais comum no Japão, norte da África e no Oriente Médio.
O que genes estão relacionados com xeroderma pigmentoso?
Xeroderma pigmentoso é causada por mutações em genes que estão envolvidos na reparação do ADN danificado. DNA pode ser danificado por raios UV do sol e por produtos químicos tóxicos, como os encontrados na fumaça do cigarro. As células normais geralmente são capazes de corrigir danos ao DNA antes que cause problemas. No entanto, em pessoas com xeroderma pigmentoso, danos no ADN é normalmente não reparados. Como formar mais anormalidades no DNA, as células de mau funcionamento e, eventualmente, tornar-se cancerosas ou morrer.
Muitos dos genes relacionados com xeroderma pigmentoso fazem parte de um processo de reparação de ADN conhecido como reparação de excisão de nucleótidos (NER). As proteínas produzidas a partir destes genes desempenham uma variedade de funções no presente processo. Eles reconhecem o dano ao DNA, descontrair regiões do DNA onde ocorreu o dano, snip out (impostos especiais de consumo) as seções anormais, e substituir as áreas danificadas com o DNA correto. Herdados anormalidades nos genes relacionados com a NER evitar que as células de realizar uma ou mais destas etapas. O POLH gene também desempenha um papel na protecção das células de danos no ADN induzida por UV, embora não esteja envolvido na NER; mutações nesse gene causam o tipo de variante de xeroderma pigmentoso.
As principais características do xeroderma pigmentoso resultar de um acúmulo de danos ao DNA não reparada. Quando raios UV genes danos que controlam o crescimento e divisão celular, as células podem morrer ou crescer muito rápido e de forma descontrolada. Crescimento celular desregulado pode levar ao desenvolvimento de tumores cancerígenos. Anormalidades neurológicas também são pensados para resultar de uma acumulação de danos no DNA, apesar de o cérebro não é exposto aos raios UV. Os investigadores suspeitam que outros fatores danificar o DNA em células nervosas. Não está claro por que algumas pessoas com xeroderma pigmentoso desenvolver anormalidades neurológicas e outros não.
Herdados mutações em pelo menos oito genes foram encontrados para causar xeroderma pigmentoso.Mais da metade de todos os casos nos Estados Unidos resulta de mutações no XPC , ERCC2 , ouPOLH genes. Mutações em outros genes geralmente respondem por uma porcentagem menor de casos.
Leia mais sobre o ERCC2 , ERCC3 , POLH , XPA e XPC genes.
Veja uma lista de genes associados com xeroderma pigmentoso.
Como as pessoas herdam xeroderma pigmentoso?
Esta condição é herdada num padrão autossómico recessivo, o que significa que ambas as cópias do gene de cada célula tem mutações. Os pais de um indivíduo com uma condição autossômica recessiva cada carregam uma cópia do gene mutado, mas eles normalmente não mostram sinais e sintomas da doença.

Referência:
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/xeroderma-pigmentosum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com