TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zoobento e macroalgas

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

5 - DISCUSSÃO

Segundo os dados que foram apresentados, pode-se observar a maior ocorrência de indivíduos do Filo Mollusca, possivelmente por ser o maior grupo. As diferenças de concentrações de moluscos nas macrófitas marinhas estão associadas as características dos habitats, sejam essas abióticas ou bióticas que incluem o hidrodinamismo, espécies de algas e seus tipos, intensidade de predação, etc. Inclusive as veemências dos dados foram observadas por Dean & Connel (1987) que evidencia o fato de que as algas proporcionam abrigo à malacofauna e assegurando-lhes alimento para subsistência (Azevedo, 1991a; Bullock, 1995).

Os maiores números de invertebrados estavam associados a Phaeophyceae, provavelmente pela estrutura de seu talo, sendo o maior filo representado a dos Molluscos.

5 - CONCLUSÃO

O presente estudo identificou a nível gênero as macroalgas no costão rochoso da praia de Manguinhos, Serra, ES, mostrando grande importância para manutenção de zoobentos.

Os costões rochosos têm uma grande importância para biodiversidade marinha e também para economia, sendo um ambiente que sofre grande influência das marés, sol e também comumente fertilizado por biomassa terrestre. Os habitats costeiros bentônicos estão entre os mais produtivos dos ambientes marinhos, contendo alta riqueza de espécies tanto de algas como invertebrados e peixes, devido a tanta fertilidade os costões rochosos são responsáveis pela alimentação, reprodução e crescimento de várias espécies.

Pode-se observar a utilização das macroalgas como refúgio para uma gama de invertebrados marinhos, que se torna frequente quanto maior for a complexidade do habitat, tornando assim uma complexidade estrutural das comunidades de classes com base no tamanho poderá refletir a variedade dos substratos associados, sendo também observado que as macroalgas mais ramificadas contem normalmente uma variedade maior de indivíduos se abrigando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com