TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Depressão

Por:   •  13/3/2017  •  Bibliografia  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA FIDES REFORMATA FATEFFIR

POLO DE RIO VERDE – GOIÁS.

LUCIANA RIBEIRO DA CUNHA

DEPRESSÃO

RIO VERDE - GOIÁS

2016

LUCIANA RIBEIRO DA CUNHA

DEPRESSÃO

Atividade apresentada como requisito obrigatório para obtenção de nota da disciplina: Psicopatia do mestrado em Educação Holística oferecido pela faculdade de teologia e filosofia fides reformata FATEFFIR.

Sob orientação: Professor Fábio Baía.

 

RIO VERDE - GOIÁS

2016


RESUMO

A Depressão foi identificada como o mal do final do século XX e evolui nesse século em patamares cada vez mais elevados. Manifesta-se com múltiplas características, podendo variar de uma pessoa para outra, portanto não é tão fácil assim detectar uma pessoa depressiva. A depressão é, na atualidade, considerada uma desordem de humor, mas, no entanto, está longe de ser uma entidade clínica única, apresentando muitas facetas e uma variedade de possíveis etiologias. Este trabalho apresenta uma breve e resumida revisão sobre a definição do que vem a ser a depressão, classificando e evidenciando os diversos quadros depressivos, e aborda algumas opções terapêuticas. O objetivo é divulgar as características dos quadros depressivos para que a comunidade tenha um entendimento melhor sobre eles. Os estados depressivos proporcionam grande sensação de insegurança e está ai a origem da ansiedade na depressão. Os fatos e circunstâncias podem significar ameaça ao deprimido, por exemplo, cismar com alguma doença, estar em locais muitos cheios de gente, sentir-se avaliado pelos outros. Conclui-se que devem ser desenvolvidos novos instrumentos para a avaliação da depressão.

Palavras – chaves: Depressão. Psiquiatria. Tratamento.

ABSTRACT

The Depression was identified as the ultimate evil of the twentieth century and this century evolves into ever higher levels. Manifests with multiple features may vary from one person to another, so it is not so easy to detect a depressive person. Depression is, nowadays, considered a mood disorder, but, however, is far from a single clinical entity, with many facets and a variety of possible etiologies. This paper presents a brief summary and review of the definition of what comes to depression, sorting and showing the various depressive disorders, and discusses some treatment options. The objective is to promote the features of depressive disorders for the community to have a better understanding of them. Depressive states provide great sense of insecurity and there is the origin of anxiety in depression. The facts and circumstances may mean threat to the depressed, for example, overthinking with illness, being in places many crowded, feel valued by others. It follows that must be developed new tools for assessing the depression.

Key - words: Depression. Psychiatry. Treatment.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................06

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................07

3. CONCLUSÃO...............................................................................................12

REFERÊNCIAS.................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, o número de doenças vem crescendo cada vez mais. Surgem novas doenças e junto delas novos medicamentos, novas tecnologias para a medicina. Uma dessas novas e principais doenças que surgiram nos últimos tempos é a depressão, que foi identificada no final do século XX e nesse século ela vem crescendo e atingindo cada vez mais pessoas em diferentes idades. A depressão é uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reações emocionais, é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter.

A Pessoa depressiva tem um desânimo à vida e não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor. Depressão não é tristeza. É uma doença que precisa de tratamento. Quando o quadro se instala, se não for tratado convenientemente, costuma levar vários meses para desaparecer. A depressão é um dos distúrbios mentais mais frequentes nos dias atuais, é estimado que de 4% (quatro por cento) a 24% (vinte e quatro por cento) da população mundial sofra de depressão, sendo que as mulheres apresentam os sintomas de depressão duas vezes mais que os homens.

A depressão é considerada, por muitos estudiosos, o mal do século XXI, sendo uma doença tão prejudicial às pessoas que pode leva-las um grau elevado de estresse, obesidade, consumo de álcool, de drogas e até mesmo ao suicídio. Portanto, a presente pesquisa tem o objetivo de nos esclarecer dúvidas sobre esta doença, assim como nos mostrar os principais sintomas e os devidos tratamentos que devem ser desenvolvidos em pessoas com um significativo quadro de depressão.

2 DESENVOLVIMENTO  

Na atualidade, existe um número enorme de doenças que vem surgindo, e cada vez que surge uma nova doença, aparecem também, junto com elas, e novos medicamentos, novas tecnologias e novos meios para a medicina combatê-la. Uma das principais doenças que surgiu nos últimos tempos é a depressão, que também está sendo considerada a doença do século XXI. A Depressão foi identificada no final do século XX e nesse século ela vem crescendo e atingindo cada vez mais pessoas de diferentes sexo e idades. De acordo com Kandhelwal (2001), a depressão é uma doença bem definida do ponto de vista médico, cujos sintomas são intensos, prolongados no tempo e interferem nas atividades diárias dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com