TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipotensão

Por:   •  21/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

Slide 01

Universidade Luterana do Brasil
Curso de Educação Física
bacharelado – Torres
Fisiologia do exercício I
Profª Carla Lopes

Corrida em esteira e exercícios de força: efeitos agudos da ordem de realização sobre a hipotensão pós-exercício

Denilson Alves Santiago, José Fernando Vila Nova de Moraes, Rafaello Pinheiro Mazzoccante, Daniel Alexandre Boullosa, Herbert Gustavo Simões, Carmen Sílvia Grubert Campbell. Ver. rás. Educ. fís. Esporte vol.27 no.1 São Paulo jan./mar. 2013

Alunos:

Aline

Daniele Dias

Daniele Rosa

Roberto

Samanta

Vitor

Slide 2 (Introdução)

        Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorre da pressão alta.

 
        As doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido por mortes por câncer e causas externas (como violência). 


        A pressão alta é uma doença democrática que não discrimina sexo, faixa social ou idade.

 
        A pressão alta atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

 
        A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 


        A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nada. As manifestações mais comuns a ela atribuídas, entre as quais dor de cabeça, cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz podem não ter uma relação de causa e efeito com a elevação da pressão arterial. 


        A pressão alta não tem cura.

A importância da conscientização do controle e tratamento:

        As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.


        Em apenas 29% das consultas médicas no Brasil se faz a medição da pressão.

 
        Apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença. 36% não fazem controle algum e 41% abandonam o tratamento, após melhora inicial da pressão arterial. 

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertenção Notícia data: (20/04/2008)

Slide 3 (Objetivo)

        Como alternativa não medicamentosa para o combate e prevenção dessas doenças, estudos têm demonstrado que a prática regular de exercício físico pode ser eficaz na hipotensão pós-exercício (HPE).

        Em relação à pressão arterial (PA), particularmente, autores têm referido que exercícios aeróbios (EA) e exercícios de força (EF) podem auxiliar no controle e na manutenção dos seus níveis adequados.

        O presente estudo visou analisar as respostas de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) durante e após duas sessões de exercício realizados em diferentes ordens [aeróbio-força (AF) e força-aeróbio (FA)], com o intuito de verificar se a resposta da PA seria diferente entre as sessões, partindo-se da hipótese de que ambas promoveriam respostas semelhantes, visto que o trabalho total realizado nas duas sessões seria igual.

Slide 4 (Método)

        Participaram deste estudo 15 indivíduos normotensos, sendo 10 do sexo masculino e cinco do feminino (29,4 ± 7,32 anos; 72,4 ± 8,64 kg; 173,13 ± 6,28 cm) praticantes de exercícios de força e aeróbios com no mínimo seis meses de experiência.

        Foram realizadas duas sessões distintas com intervalo de 48h entre as sessões: uma de Exercício Aeróbico (EA), 30 minutos de corrida a 80% da frequência cardíaca de repouso (FCR), usando a frequência cardíaca máxima (FCmáx)  a partir da formula (FCmáx = 220-idade).

        E logo após uma de 30 minutos de Exercício Físico (EF), com os seguintes exercícios propostos: supino reto, cadeira extensora, rosca direta, puxador costas, mesa flexora, tríceps “pulley”, “leg press” 45° e adução horizontal de ombros com halteres, utilizando a carga de 75% de 1RM, sendo três séries de oito repetições com 1 minutos de intervalo entre séries e ao ciclo de movimento de dois segundos.

         Nas 48 horas seguintes foi feito de ordem alterada sendo inicialmente EF e posteriormente EA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (169.2 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com