TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da inclusão nas aulas de educação física

Por:   •  7/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SILVA, Fabiano Eugenio da. A importância da inclusão nas aulas de educação física. 12 fls. Projeto de ensino e pesquisa em Educação Física – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2017.

RESUMO

A atuação dos professores em sala de aula é determinante tanto para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais, quanto para a qualidade das interações que serão estabelecidas com os colegas de turma. Dentre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar, isto tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva. O objetivo deste projeto é desenvolver as capacidades motoras, coordenativas, cognitivas, atitudinais e procedimentais dos alunos com necessidades educacionais especiais através das aulas de educação física. Ampliar universo significativo dos alunos, permitindo o acesso às linguagens corporais. Entre tanto a inclusão do aluno com necessidade educacional especial no ensino regular se esbarra principalmente na grande falência do sistema escolar, e a má gestão escolar. Porém, os que mais são observados são os fatores socioculturais, pois é a partir da vivência dos alunos e do seu contexto social que poderemos elaborar atividades pedagógicas que venham ao encontro das necessidades e particularidades dos nossos alunos. A metodologia e o cronograma deste projeto estão voltados aos alunos com necessidades educacionais especiais, nos anos iniciais do ensino regular, correspondendo aos horários matutino e vespertino, no decorrer do ano letivo vigente, utilizando a quadra esportiva (se houver), salas de aulas, salas multifuncionais, salas de vídeos, bolas, cones, cordas, tecidos, bambolês, além de pátios entre outros espaços presentes na escola.

Palavras-chave: Inclusão. Aluno. Educação. Educação Física. Escola.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        4

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVOS        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        7

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        9

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        10

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto aborda pesquisa e reflexões bibliográficas com discussões sobre inclusão escolar. Sob esta óptica, o objetivo deste trabalho é investigar as possíveis estratégias de inclusão voltadas às pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando, para tal, o procedimento metodológico de pesquisa bibliográfica. Através deste projeto pretende-se explanar a importância de defender a igualdade entre as pessoas com necessidades especiais no âmbito escolar.

Tendo como temática principal o processo de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, mais especificamente no trabalho desenvolvido durante as aulas de educação física das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

O principio para organização de uma escola inclusiva é sensibilizar e treinar todos os funcionários da instituição, professores, orientadores e toda comunidade escolar. Também é de essencial importância é os pais, sobretudo os dos considerados normais, todos devem desempenhar um papel ativo no processo de inclusão.

Dentre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar, isto tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva. Isto é muito pouco embora signifique uma nova atitude. Deste modo uma solução seria a construção de classes especiais em escolas regulares. Promovendo maior integração entre alunos ditos normais e alunos com necessidade educacional especial, estimulando a convivência e principalmente o afeto.

  1. TEMA DO PROJETO

O presente projeto de pesquisa tem como tema A importância da inclusão nas aulas de Educação Física.

  1. JUSTIFICATIVA

Esta temática justifica-se e caracteriza como um desafio constante que se propõe à escola atual, buscando o atendimento de cada aluno, porém sempre considerando as suas peculiaridades, em um ambiente comum que caracteriza a escola regular.

O conceito de educação inclusiva se dá por alguns aspectos como, compartilhar o mesmo espaço físico, integração na sociedade, adaptações no ensino, participação de todos nas aulas e o direito a educação (SANT´ANA, 2005).

Assim, o tema inclusão de pessoas com necessidades na escola regular vem sendo alvo de discussões em diversas áreas, dentre elas a Educação Física. Alguns autores como Mantoan (1997), Amaral (1994), entre outros, mostram que alunos com níveis diferentes de deficiências aprendem mais em ambientes integrados e incluídos, pois enquanto processos sociais, tanto a integração quanto a inclusão são ambos muito importantes, para atingir a meta de uma sociedade inclusiva, apesar de ainda haver certa confusão com relação aos seus conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com