TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NATAÇÃO PARALÍMPICA

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

NATAÇÃO PARALÍMPICA

É um esporte destinado a atletas de todos os tipos de deficiência, sendo que estão divididos em dois grupos: os portadores de deficiência visual e todos os outros (limitações físico-motoras e deficiência intelectual).

Em Roma no ano de 1960 aconteceram os primeiros jogos de natação Paralímpica e os participantes eram aqueles que possuíam lesão na medula óssea. Atualmente atletas com deficiência física, intelectual e visual também participam das competições.

HISTÓRIA DA NATAÇÃO PARALÍMPICA NO BRASIL

Nos jogos paralímpicos o Brasil totaliza um saldo de 102 medalhas sendo 32 medalhas de ouro, 34 de prata e 36 de bronze.

Os atletas da natação Paralímpica tiveram a primeira participação em nos jogos de Stoke Mandeville 1984, conquistando seu primeiro ouro. Daí por diante veio dando seqüência em todas as competições, de Seul 1988; Barcelona 1992; de Atlanta 1996; Sydney 2000, nunca deixando de conquistar medalhas, mas foi em Atenas no ano de 2004 que o Brasil começou a se tornar destaque com a conquista de seis medalhas de ouro por Clodoaldo Silva. Já em 2008 na cidade de Pequin foi a vez de Daniel Dias e Andre Brasil, e nas competições de Londres 2012 e Rio de janeiro 2016 ainda permaneceu em destaque Daniel Dias tornando-se medalhista Paralímpico.

O atleta brasileiro que mais vezes subiu no pódio em Jogos Paralímpicos é o nadador DANIEL DIAS, dono de 24 medalhas, sendo 14 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze.

REGRAS

No que se refere às regras a natação Paralímpica se difere da natação convencional com relação às adaptações realizadas na largada, chegada e virada. O deficiente visual é orientado por uma auxiliar com o nome de tapper, que indica com um bastão de espuma na ponta o momento da virada e da chegada. De acordo com a necessidade do nadador ele poderá iniciar a prova dentro da água, sentado ou do bloco de partida, durante as provas também são proibidas o uso de próteses e são utilizados obrigatoriamente pelos atletas cegos óculos opacos.

A determinação das provas se dá de acordo com a capacidade e o grau de deficiência do competidor, sendo as provas formadas por atletas do sexo feminino e masculino, com provas realizadas em equipes de revezamento ou individuais.

CLASSIFICACAO DAS DEFICIÊNCIAS

Quanto maior a deficiência do competidor menor será sua classe e para que se possa definir o grupo do qual o atleta fará parte são realizadas varias avaliações clinicas que medem a força muscular, mobilidade motora e capacidade de executar os movimentos e capacidade visual.

- Atletas com limitações físico-motora (1 a 10).

- Atletas com deficiência visual (11 a 13).

- Atletas com deficiência intelectual (14).

NOMENCLATURAS NA NATAÇÃO

S - Nado livre, costas e borboleta;

SB – Nado peito;

SM – Nado medley;

E as classes são divididas entre as provas S, SB E SM.

-S: S1 a S10, S11, S12, S13, S14;

-SB: SB1 a SB9, SB11, SB12, SB13, SB14;

-SM: SM1 a SM10, SM11, SM12, SM13, SM14.

TIPOS PROVAS

- 50m aos 400m no estilo livre.

- 50m aos 100m nos estilos peito, costas e borboleta.

- O medley é disputado em provas de 150m e 200m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (713.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com