TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prevenção de acidentes e primeiros socorros nas aulas de Educação Física

Por:   •  6/4/2018  •  Bibliografia  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Medeiros, Marcio Fragoso de Oliveira. Prevenção de acidentes e primeiros socorros nas aulas de Educação Física 2017. 15 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Teresópolis, 2017.

RESUMO

Os acidentes na infância além de causarem prejuízo para a vida humana, podem causar sequelas, tanto físicas quanto emocionais, na criança e no adolescente. Na escola, o acidente pode ter como consequência o absenteísmo e o insucesso escolar sendo, portanto, um problema educacional e de saúde pública. O objetivo desse projeto foi estudar os problemas enfrentados por educadores sobre os acidentes ocorridos em crianças do ensino fundamental no município de Teresópolis. O presente estudo é baseado em minha própria experiência de 20 anos como Bombeiro Militar e aproximadamente 10 anos me dedicando a formação de Prevenção e Primeiros Socorros. A pesquisa foi realizada com os alunos e educadores das quase 40 escolas municipais. O número de escolas entrevistadas não foi previamente definido. Na análise, os seguintes temas foram estudados: impressões gerais sobre o acidente na escola; capacidade dos alunos aprenderem Primeiros Socorros; medidas para evitar e lidar com acidentes e a percepção do aluno sobre a responsabilidade de acidente. Pude perceber que o conceito de acidente ainda está atrelado erroneamente com a da fatalidade. Outro fato importante é a falta de formação pois os educadores não se sentem preparados para atuar em um atendimento onde uma criança se acidentou, recorrendo as suas habilidades mais como pais nestes casos.

Acredito que é necessário ampliar a discussão e a realização de mais pesquisas sobre o tema entre os educadores, abrangendo também a escola particular. Recomendo a implantação de uma Política Pública de Saúde que estabeleça estratégias preventivas e a capacitação dos educadores e alunos visando beneficiar as escolas na prevenção dos acidentes, como sugestão pode ser criado uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes assim como estabelecer uma semana para a elaboração de temas transversais e um dia comemorativo para o mesmo.

Palavras-chave: Primeiros Socorros, Educação Física, Projeto e Aluno.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO:        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        5

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        6

1.5        OBJETIVO        6

2        REVISÃO DE LITERATURA        6

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        9

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA        11

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto destina-se a prevenção de acidentes e primeiros socorros nas aulas de Educação Física. No que se refere à criança e ao adolescente, no contexto do ambiente escolar e em suas inter-relações com o meio social, esta responsabilidade irá abranger desde a saída de sua casa, o transporte escolar, a permanência na escola e seu retorno à residência.

Particularmente no espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes, principalmente nas aulas de Educação Física. O Professor de Educação Física geralmente é a primeira pessoa que presencia e atua como responsável pelo socorro. Nesse sentido, analisar as condições inseguras e os atos inseguros dos alunos, assim como ter equipamentos na escola para que estejam melhor preparados para providências emergenciais nos casos de ocorrência desses eventos, assim como para a prevenção dos mesmos.

O trabalho de prevenção deve ser constante, e pode ser utilizado as aulas de Educação Física para a conscientização e mobilização no sentido de modificar as situações de risco.

É fundamental também que os profissionais da educação e principalmente os de Educação Física tenham acesso às informações sobre os principais acidentes que acontecem na escola, e saber como evitá-los e como proceder frente às situações que exigem cuidados imediatos, visando evitar as complicações decorrentes de medidas intempestivas e/ou inadequadas e promovendo projetos e/ou ações na escola com os alunos, que possam educá-los e provocar mudanças em seu comportamento em relação à prevenção de acidentes.

Desta forma, quem se beneficia do Projeto de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas aulas de Educação Física são as crianças, adolescentes, profissionais da educação, pais e responsáveis e até a comunidade onde cada um destes se insere, que atuarão como agentes de mudança do comportamento individual e do meio ambiente de uma forma mais ampla.

  1. TEMA DO PROJETO:

Prevenção de acidentes e primeiros socorros nas aulas de Educação Física.

  1. JUSTIFICATIVA

                          Os acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. A escola, que tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as áreas da vida social. Juntamente com outros espaços sociais, ela cumpre papel decisivo na formação dos estudantes, na percepção e construção da cidadania e no acesso às políticas públicas. Desse modo, pode tornar-se locus para ações de promoção da saúde para crianças, adolescentes e jovens adultos (DEMARZO; AQUILANTE, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com