TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pós Graduação

Por:   •  2/3/2022  •  Ensaio  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EXPECTATIVAS E REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Artigo Científico encaminhado à Faculdade Vale do Cricaré, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar.

Orientador(a): Profª MSC Pedro Rafael Farias Evangelista

SÃO MATEUS – ES 2017

EXPECTATIVAS E REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

RESUMO

Neste trabalho buscou-se analisar o papel do professor de Educação Física dentro de uma instituição que possui expectativas acerca desse profissional. A relevância dessa pesquisa se caracteriza pela necessidade de investigar, na realidade, o significado dessa disciplina no currículo escolar em São Mateus-ES e o que se espera dela e de quem a ministra, tentando desvelar seus aspectos abstrusos.

Palavras-chave: Educação Física. Educadores. Instituição de Ensino. Conflitos.

INTRODUÇÃO

O professor de Educação Física, assim como os professores de outras áreas, é um educador e a ele não compete apenas transmitir informações. Ele também representa o processo educacional que vai além dos conteúdos, conforme afirma HURTADO (1988).

A Educação Física possui inúmeras faces e vários objetivos as quais, de forma direta e indireta, influenciam a formação do individuo. LELES (2004) considera a Educação Física uma disciplina indispensável ao cotidiano escolar, uma vez que proporciona desenvolvimentos que vão do cognitivo, social, até a formação crítica e política dos alunos.

A instituição de ensino, por sua vez, é onde se desenvolve a produção do conhecimento e, dentre as disciplinas que a integram, encontra-se a Educação Física.

Abordamos a escola, portanto, como ponto inicial de nossa pesquisa. A área escolar é bastante discutida no curso de Educação Física, porém observamos que muitas das pesquisas desenvolvidas buscam questionar a importância da prática dessa disciplina no conteúdo escolar. Diante dessa constatação, e tentando avançar alguns passos, é que buscamos discutir não apenas a disciplina e a atuação do professor de Educação Física na escola, fruto de sua formação e das experiências acumuladas, mas também – e prioritariamente - o seu papel diante de uma instituição que, com toda sua organização, apresenta como objetivo a formação de pessoas preparadas para o convívio social.

DESENVOLVIMENTO

Sob essa visão de formação social que é sugerida pela escola, JEBER (1997) afirma que a escola é uma instituição responsável por desenvolver meios garantidos para os processos de sistematização, transmissão e assimilação do conhecimento, de forma a atingir e repassar as informações para a sociedade, conhecimento esse que é por ela mesma produzido.

Com relação à forma de ver a escola, MEZOMO (1997) sugere que o que realmente interessa não é fazê-la funcionar, mas enchê-la da consciência da necessidade de sua constante construção, o que modificará seus paradigmas, seus projetos, suas características, sua forma, suas estruturas e métodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com