TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de Aula Terceira Idade

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

                  WAGNER JOSÉ DE ABREU RA: 1112218

                             Educação Física Bacharelado

 

           

                      PRIMEIRA ATIVIDADE DO PORTFÓLIO

                Tutor: Alex Fabricio Borges

                       Centro Universitário Claretiano

                        CUIABÁ-MT/POLO CUIABÁ-MT

                                          2014

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE.

        Faça uma releitura da unidade 1 do seu caderno de referência do conteúdo (CRC) Crescimento e Desenvolvimento, atentando-se para a influência do desenvolvimento motor no comportamento humano e construa um plano de aula.

        Escolha uma faixa etária e elabore um plano  em que contem atividades que trabalham com algumas habilidades motoras. Ele deve conter.

1 – Faixa etária e público-alvo.

2 – Duração da aula.

3 – Objetivo da aula.

4 – Materiais utilizados.

5 – Introdução.

6 – Conteúdo.

7 – Considerações finais.

INTRUDUÇÃO

        O processo de envelhecimento é habitualmente acompanhado por uma redução da atividade física e, conseqüentemente, diminuição da capacidade para desempenhar tarefas do dia-dia. Esta é uma das grandes preocupações dos indivíduos idosos que vêem sua qualidade de vida diminuir à medida que a sua independência de terceiros aumentam.

        Atualmente, a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, e tem como objetivo aumentar a massa muscular (hipertrofia), densidade óssea, aperfeiçoando o desempenho relacionado a força, melhorando as condições funcionais do aluno, fazendo com que ele realize os esforços da vida diária com mais segurança, disposição, facilidade e sem dependência de terceiros.

        Com a consequência do conhecimento dos males que o avanço da idade aliado ao sedentarismo ocasiona no organismo, muitos idosos estão procurando academias de musculação para que através da atividade física possa reduzir, manter ou até mesmo melhorar as condições físicas, pois muitos visam uma qualidade de vida digna e independente.

CONTEÚDO

        A partir da terceira década de vida, nossa capacidade orgânica geral sofre uma redução natural, oriunda de mudanças normais, dos sistemas neuromuscular e locomotor, em associação com os aspectos cardiopulmonares e metabólicos, gerando uma mais lenta e reduzida capacidade adaptativa e de produção de desempenho, sendo que esta redução, de “quebra de desempenho”, pode ser minimizada e ou retardada por meio de prática sistematizada e frequente de atividade física, o treinamento físico-motor exerce influência decisiva sobre a forma e função do corpo e em maior grau de idade.

        A idade não deve ser um fator limitativo do inicio de um programa de hipertrofia. Apesar disso, será sempre necessário obter a aprovação médica, uma vez que nesta fase da vida normalmente, os indivíduos apresentam diversas limitações ortopédico, bem como uma elevada prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares, recomenda que os exercícios para um treinamento de hipertrofia deve ser progressivos, individuais e devem envolver os principais grupos musculares implicados das tarefas dos idosos. Deve ainda atender que a progressão no treino  deve ser individualizada, pois o nível de aptidão física, a experiência com os exercícios e a resposta individual à carga do treino e diferente de idoso para idoso. Será pois necessário, utilizar equipamento apropriado, correto e técnicas de execução de exercícios adequadas para a implantação de programas seguros e eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com