TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUREBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM AS ALUNAS

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

GABRIEL PEREIRA DAS CHAGAS (8046023)

Licenciatura em Educação Física

O FUREBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A RELAÇÃO COM AS ALUNAS

Tutor: Profª Ms. Raquel Daffre de Arroxellas

Centro Universitário Claretiano

VITÓRIA-ES

2018

TÍTULO DO ARTIGO

Discutir e estar atento as questões de gênero numa aula de educação física é uma forma de ajudar os jovens a construir relações de gênero com equidade, não só no contexto escolar como também para a sociedade, respeitando as diferenças, somando e complementando o que o homem e a mulher têm de melhor, compreendendo o outro e aprendendo com isso a serem pessoas mais equilibradas (DARIDO,2002).

Para fazer a busca foram utilizados como palavras chaves Futebol feminino, gênero, Educação física.

Fazendo o reconhecimento e a reflexão sobre as diferenças de gênero permitem ao docente utilizar os esportes e outras atividades corporais como um meio de ensinar os alunos a tolerância e a aceitação das diferenças individuais de cada um.

  1. INTRODUÇÃO

Neste artigo você encontrara o conteúdo necessário para que você possa compreender a importância do sobre a questão do gênero nas escolas, também sobre a importância de um ensino igual para todos aonde o docente ajudara na formação aonde homens e mulheres não se limitem por questões de sexo.        Assim como compreendera também a realizar atividades que reduza certos padrões impostos pela sociedade para que o docente contribua com um ensino igual para todos os educandos com a mesma oportunidade de aprendizado. Compreendera a importância de criar aspectos metodológicos para questões ligadas ao futebol, aonde que possamos unir os meninos com as meninas dependendo das atividades que estão sendo realizadas. Discutir e estar atento as questões de gênero numa aula de educação física é uma forma de ajudar os jovens a construir relações de gênero com equidade, não só no contexto escolar como também para a sociedade, respeitando as diferenças, somando e complementando o que o homem e a mulher têm de melhor, compreendendo o outro e aprendendo com isso a serem pessoas mais equilibradas (DARIDO,2002). Discutir a relação de gênero e do futebol feminino nas aulas de Educação física.

  1.  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 O que é gênero.

É um elemento que foi fundado com base nas diferenças entre os sexos, um meio de decifrar e assimilar as diferentes formas de comunicação humana (SCOTT,1995). Gênero está vinculado a significados que produzem imagens corporais que se refere em especial aos chamados órgãos da reprodução, tudo aquilo que informado pelo sexo biológico, um universo feminino em referencia a um outro mundo, o masculino, com atitudes e comportamentos diante de uma imagem corporal (BLUTER,2003). O gênero possibilita perceber o diferencial entre as diferenças sexuais e biológicas existentes no ser humano. A questão gênero implica conhecer mais sobre as diferenças sexuais e seus significados, gênero e entendido como a organização social da diferença sexual (SCOTT, 1995).

2.2 Como a sociedade impõe a divisão de gênero para as atividades diárias.

O ensino escolar deve apoiar na formação de uma sociedade aonde mulheres e homens não se limitem em suas possibilidades pessoais em função do seu sexo, e que as atividades realizadas por eles não sejam limitadas pelas as diferenças de gênero         (COSTA & SILVA, 2002).O professor de educação física tem o papel de contribuir par a formação global do aluno, incluindo os aspectos cultural, biológico, social e afetivo.

2.3 Educação Física Escolar e gênero.

Os educadores devem realizar as atividades pedagógicas no sentido que reduza certos padrões que já são impostos pela sociedade, assim o educador conseguira contribuir na construção da identidade de gêneros, fazendo com que a criança não se sinta excluída (SAYÃO,2002). Dentro dessa perspectiva devemos proporcionar a todos os educandos as mesmas oportunidades de aprendizado (ROMERO,1994).

2.4 Futebol na escola e gênero.

Elaborar estratégias de ensino relacionado não só com as questões de gênero, mas também entender determinados elementos do contexto e criar atividades que possam unir grupos de meninas e meninos (DARIDO,2002).  Aspectos metodológicos devem ser adotados pelos professores de educação física, como divisão em grupos equilibrados em relação a atividades motoras, forca e velocidade. Na verdade, a estratégia mais adequada para as questões ligadas ao futebol feminino é unir e separar os meninos das meninas dependendo das atividades que estão sendo realizada, bem como nível de habilidade numero de alunos e etc. Esse método torna o trabalho do professor de educação física mais complexo uma vez que ele considere todo contexto e que consiga tomar a melhor decisão entre unir e separar o grupo (DARIDO,1999).

2.5 Futebol como prática para o público feminino.

É indiscutível as muitas diferenças que existe no comportamento de meninos e meninas, é papel de todo educador reconhece-las e trabalhar para não transformar isso em desvantagem (DARIDO,2002). São utilizados vários argumentos biológicos para afastar a mulher do futebol, entre esses argumentos afirma que futebol e uma pratica violenta e prejudicial para o corpo feminino, podendo até causar danos aos órgãos reprodutores da mulher, no campo psíquico o futebol foi considerado com um agravante do espirito agressivo e combativo, qualidades que foi considerado incompatível com o gênero feminino (FARIA JÚNIOR, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com