TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fotogrrafia

Tese: Fotogrrafia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2012  •  Tese  •  2.956 Palavras (12 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 12

— Ação paralela: —Forma de construção narrativa ou de montagem que apresenta alternadamente duas ou mais ações simultâneas. Em geral convergem para um mesmo tempo e espaço, mas também podem convergir ... para uma mesma idéia.

— Ângulo: —É determinado pela direção da câmera e pela abertura do ângulo de visão da lente em relação ao elemento filmado, representando assim uma unidade de ponto de vista.

— “Background Light”: — Luz, ou conjunto de luzes diretas ou refletidas, que nos mostra o fundo do Plano.

— “Back-light”: — Termo que se refere, genericamente, a qualquer “contraluz” usada em fotografia, ou seja, uma luz que vem por trás do objeto fotografado. Pode ser produzido por refletores, rebatedores ou pelo sol direto.

— “Back-projection”: —Truque de filmagem em que se projeta um filme por trás de uma tela semi-transparente, na frente da qual os atores (ou outros elementos a serem filmados) se movem ou atuam. Muito empregado tradicionalmente em cenas com som direto, ou quando é difícil ou dispendioso levar os atores ao lugar da ação. Atualmente foi substituído quase totalmente por outros recursos como o...

— “Blue Screen”: — Utilizado com frequência, a partir dos anos 70, na produção de imagens compostas “composites”. É uma evolução do efeito “dunning” para o cinema em cores. Filma-se o(s) objeto(s) ou ator(es) tendo atrás deles um fundo azul que será neutralizado em copiagens ou em computador de forma a se produzir “máscaras” e “contra-máscaras” (male-mattes, female-mattes).

— Cena: — É a unidade de tempo e espaço do filme, sendo que a ação se desenvolve em espaço e tempo contínuos. Pode ou não ser subdividida em planos e, até, equivaler a uma sequência (v.).

— “Composite”: — Nome dado a toda a imagem composta, ou seja, criada através da justaposição, inserção ou sobreposição de duas ou mais imagens geradas separadamente.

— Continuidade: — Perfeito ajuste de movimento, som, cenografia, ou da ação que se completa em duas cenas ou planos justapostos.

— Copião: — É a primeira cópia positiva das imagens filmadas; utilizado, tradicionalmente, para exame e escolha dos planos e para a montagem. Tende a desaparecer com a atual montagem eletrônica.

— Corte: — No filme montado, refere-se à passagem sem artifícios, direta, de um plano para o plano seguinte, sendo às vezes chamado enfaticamente de “corte seco”. Ver também: Cortinas, Fade-out/Fade-in e Fusão.

— “Croma Key”: — Versão, no sistema de vídeo, da separação ou recortes de imagens por cores, equivalente ao “Blue Screen” (v.). Seleciona-se uma cor que não será captada pela emulsão (filme ´fotográfico) ou pela célula sensível (vídeo), de forma a se poder aplicar uma outra imagem nesta área reservada.

— Decupagem: — Planejamento da divisão de um filme em planos. Originalmente os próprios roteiristas já faziam uma decupagem no seu próprio roteiro, que era seguida mais ou menos pelos diretores. Com o tempo se verificou ser uma preocupação inútil, já que os filmes melhor realizados eram justamente aqueles cuja decupagem era feita pelos seus diretores. Hoje já se convencionou ser uma função específica da direção.

— “Dolly”: — Veículo sobre o qual se coloca a câmera, em geral para movimentos em “travelling”. Pode ter um braço com movimentos vertical ou horizontal, como uma grua em miniatura, e pode ser movido com ou sem auxílio de trilhos.

— Dublagem: — Gravação dos diálogos de um filme, posterior à filmagem. Os atores, em um estúdio de gravação de som, assistem ao copião projetado e procuram sincronizar suas vozes com os movimentos labiais correspondentes.

— “Dupe negative”: — (“dupe” = “duplicating”) Outro nome para internegativo (v.). Pode, eventualmente, ser usado o correspondente “dupe positive”, no caso de se tratar do “master” (v.)

— Edição: — Ato de compor o filme a partir de seus fragmentos ou seja, é o ato físico da montagem (v.). Às vezes é usado como sinônimo para o acabamento geral de um filme.

— Efeitos especiais: — São os recursos ou “truques” técnicos, mais ou menos complexos, usados para criar ou “tornar possíveis” imagens cinematográficas que não podem ser filmadas de forma natural e direta. Podem ser óticos (de captação ou de finalização), cenotécnicos, mecânicos, físico-químicos, de “make-ups”, etc., ou mesmo das mais diversas combinações dos tipos citados.

— Enquadramento: — Atributo do ângulo de câmera que trata da composição ou distribuição dos elementos visuais dentro do quadro da imagem.

— “Fade” (“in” ou “out”): — É uma trucagem ótica realizada com as cenas filmadas, através da qual a imagem vai aparecendo gradualmente (fade in) vindo do preto ou do branco, ou desaparece (fade out) da mesma forma para o preto ou para o branco.

— “Fill light”: — Literalmente é traduzido como “luz de preenchimento”, mas o termo se refere, mais precisamente, à maior ou menor visualização das imagens cobertas pelas áreas de sombra. Trata-se de “sentir”, mais ou menos, as imagens das áreas sombreadas. É, portanto, uma luz que se usa para suavizar as sombras.

— “Flash-back”: — Plano, Cena, Sequência, Parte de um filme, ou mesmo um filme inteiro, que evoca, descreve visualmente uma ação passada. Pode ser uma pura referência objetiva, informativa, quando sua narrativa não pertence a nenhum personagem do filme, como também pode ser a lembrança subjetiva de algum personagem específico, que lembra e/ou narra, sendo mostrada ao espectador.

— Fotograma: —Cada uma das fotografias, ou imagens fixas, isoladas que compõem a película de filme impresso. É aunidade de movimento do filme.

— “F number”: — Os números que identificam o grau de abertura do diafragma das lentes (ver “F-stop”).

— “Frame” : (V. Fotograma)

— “Freeze” (congelamento): — É uma trucagem ótica com a qual se imobiliza a imagem, copiando-se um mesmo fotograma quantas vezes forem necessárias para determinar a duração dessa imobilidade.

— “Fresnel”: — Refletor fechado por uma lente de relevos concêntricos que tende a intensificar sua luminosidade pela concentração do foco luminoso. Provoca, por isso, uma luz mais “cortante” com sombras mais definidas.

— “F-stop”: — É o grau de abertura entre um “F number” e o seguinte. Coloquialmente nós nos referimos a “abrir ou fechar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com