TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Goalball

Por:   •  11/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

Goalball

O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco HanzLorezen e o alemão Sepp Reindle, tendo o objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.

No ano de 1976, são apresentadas nos Jogos de Toronto sete equipes masculinas, mas somente depois de dois anos surge o primeiro Campeonato Mundial de Goalball, na Áustria. O esporte passa a integrar o programa paralímpico em 1980 na Paralimpíada de Arnhem, entretanto as mulheres participam do esporte nas Paralimpíadas de Nova Iorque, em 1984.

No Brasil a prática do goalball se inicia em 1985, apoiados pelo Clube de Apoio ao Deficiente Visual e a Associação de Deficientes Visuais do Paraná, mas o primeiro campeonato foi realizado em 1987.

Em 1995 no Parapan de Buenos Aires, a seleção brasileira masculina conquista medalha de prata, em 2001, na Carolina do Sul são as mulheres que conquistam o bronze no Parapan-Americano. No ano de 2003, as atletas brasileiras foram vice-campeãs no Mundial da IBSA, realizado em Quebec, no Canadá.

O goalball foi desenvolvido somente para pessoas com deficiência visual. A quadra possui as mesmas dimensões da de vôlei, com partidas com duração de 20 minutos, com dois tempos de 10. Cada equipe é formada por três jogadores titulares e três reservas, com um gol, onde os atletas são arremessadores e defensores. O confronto é realizado em quadras fechadas com iluminação artificial, e baseia-se na troca de bolas através de lançamentos manuais com o objetivo de marcar gol.

A quadra possui dezoito metros de comprimento por nove de largura, com áreas de defesa ou equipe, área de lançamento e área neutra. A interação dos jogadores da equipa e adversários, é configurada a partir de ações motoras de confrontação codificada, regidas por um sistema de regras que determina a sua lógica interna.

Destarte, a orientação espacial para os jogadores de goalball é importante, pois permite ao jogador saber orientar-se na área de jogo, sabendo sua posição em campo, afim de parar a bola na defesa e para saber onde lançar no momento do ataque.

A bola possui um sino no interior que emite sons para que os jogadores saibam sua direção, não podendo haver barulho durante ó jogo. A bola possui 76 cm de diâmetro e pesa 1,250 kg, com a cor laranja. Atualmente o goalball é praticado em 112 países e no Brasil é administrada pela Confederação Brasileira de Deportos para Cegos.

Nesta modalidade todos os atletas utilizam uma venda durante as competições. Quanto às regras, são adaptações de outras modalidades como o futebol, o voleibol, o basquetebol, o atletismo, a natação, entre outras, a partida possui dois tempos de dez minutos com três minutos de intervalo entre eles. Permite ao indivíduo com deficiência visual a pratica de atividades que reflete os valores lúdico-recreativos, educativos, de reabilitação, de socialização e, finalmente, um valor competitivo, também traduzido no fato de ser uma modalidade Paralímpica.

No goalball, os árbitros apitam e comandam os jogos, narrado-o para os jogadores saibam o que está se passando em quadra. No goalball os movimentos são acíclicos, e apresentam intervalos de pausa para recuperação, com um tempo de trabalho reduzido, porém muito intenso.

A prática desse esporte proporciona ao indivíduo com deficiência visual melhoria na sua qualidade de vida, pois desenvolve a imagem, esquema corporal, equilíbrio estático, dinâmico, mobilidade, coordenação motora, lateralidade, limitação na captação de estímulos, bem como a falta de relação entre o objeto percebido e a palavra, dificuldade na formação e utilização de conceitos, medo em situações/ambientes não conhecidos, isolamento, desinteresse pela interação social.

Deste modo, é importante ressaltar que o goalball requer dos praticantes o desenvolvimento de habilidades sensoriais, equilíbrio, coordenação e da orientação espacial, a independência, a iniciativa para a atividade/tarefa motora e as capacidades de cooperação entre companheiros, uma vez que todos os jogadores lutam por um mesmo objetivo.

No goalball, o sistema de classificação da International Blind Sports Association é utilizada para legitimar, ou não, a participação de uma pessoa nas competições. Pois mede através de uma escala oftalmológica dos competentes, divididas em classes são três: B1, B2 e B3, em que a letra B significa Blind - cego.

O goalball é praticado em recintos fechados, possuindo as mesmas dimensões do campo de voleibol, piso de madeira polida, sintético ou outro material liso. Dos dois lados do campo, ocupando toda a linha final, estão balizas de material rígido, de 1,30m de altura, com suportes e redes.

[pic 1]

Figura 1. Campo de Goalball

Na figura 2 estão marcadas, sempre em relevo, duas linhas de 1,5m de comprimento, distantes 1,5m das linhas de baliza e paralelas a estas. A área de lançamento é importância, pois quando a bola parte do ataque tem obrigatoriamente de tocar o solo correspondente à mesma. As áreas neutras, que são as restantes, ficando localizadas entre as áreas de lançamento, medindo 6m de comprimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com