TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIPERTENSÃO

Por:   •  13/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.636 Palavras (27 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

COORDENADORIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANA KARLA TORRES GOMES

EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINATICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS.

João Pessoa-PB

2016

ANA KARLA TORRES GOMES

EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINATICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS.

[pic 2]

                                                        Orientadora. Drª Silvana Nóbrega

João Pessoa-PB

2016

                                         SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        06

OBJETIVOS        08

Objetivo Primário        08

Objetivos Secundários        08

HIPÓTESES        09

JUSTIFICATIVA        10

PROBLEMÁTICA        10

METÓDOS        11

 CARACTERIZAÇÕES DA PESQUISA        11

UNIVERSO E AMOSTRA        11

CRITÉRIOS DE INCLUSÃO        11

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO        12

LOCAL DA AMOSTRA......................................................................................12

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS        12

ÉTICA DA PESQUISA        13

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        13

TESTES E PROTOCOLOS        15

 PRESSÃO ARTERIAL (PA)        15

FREQUÊNCIA CARDÍACA (FC)        16

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)...        ..17

QUESTIONÁRIO ANAMNESE...........................................................................17

TRATAMENTO ESTATÍSTICO        18

DESFECHO PRIMÁRIO        18

RISCOS DA PESQUISA        18

BENEFÍCIOS DA PESQUISA        18

CRONOGRAMA        19

ORÇAMENTO        19

REFERÊNCIAS........................................................................................... .....20

DESENHO DA PESQUISA

        O projeto de pesquisa recebeu a titulação de EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINÁSTICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS. Trata-se de uma pesquisa apoiada na metodologia descritiva de corte transversal. A amostra será composta por 30 indivíduos divididos em 02 grupos - 15 participantes no (GH) Grupo da hidroginástica e 15 participantes no (GC) Grupo da caminhada, com faixa etária de idade acima de 40 a 70 anos, do sexo feminino e masculino, que praticam hidroginástica e caminhada a pelo menos seis meses ininterruptos.  A pesquisa será realizada com alunos do programa de Extensão do Unipê. Para análise dos dados será utilizado estatística descritiva (média e desvio padrão), elaborando tabelas de frequência e gráficos para apresentação dos dados.

RESUMO

        Este estudo objetiva analisar se exercício físico age como coadjuvante no controle da PA, sabendo-se que a PA é umas das doenças mais prevalentes no mundo, onde o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como obesidade, o estresse, sedentarismo, maus hábitos alimentares.  observando o comportamento da pressão arterial e frequência cardíaca de indivíduos hipertensos  durante uma sessão de hidroginástica e caminhada. MÉTODOS: A análise da amostra será realizada em 30 indivíduos - 15 hidroginástica e 15 caminhada, dos sexos feminino e masculino, na faixa etária de 40 a 70 anos,  participantes do Projeto de Extensão do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, localizados na cidade de João Pessoa. O tipo de pesquisa será descritiva quantitativa de corte transversal, os instrumentos utilizados na coleta de dados serão um questionário de anamnese com dados sobre a condição geral de saúde e dados antropométricos de peso, estatura, para cálculo de índice de massa corporal (IMC), frequência cardíaca (FC) por meio do frequencímetro Polar (FT7, Finlândia), e a aferição da pressão arterial (PA) por meio do aparelho Microlife BP 3 BTOA digital.

Palavras  chaves:  Pressão Arterial. Frequência Cardíaca. Exercício Físico

 INTRODUÇÃO

        É notório que o estilo de vida de uma pessoa, tem efeito direto com as questões que envolvem os processos de saúde/doença. A prática de atividade física regular congregada com uma alimentação saudável, além de melhorar a autoestima previne doenças e promove um melhor desempenho de suas funções corporais,  influenciando na sociabilidade do individuo (TROMMER, 2011).

Observa-se que as pessoas são motivadas a prática de atividade física por diferentes razões, sendo elas, necessidades físicas e psicológicas; redução de riscos de doenças cardiovasculares entre outras. Logo, com prática obtém melhora da capacidade física e autoestima, socialização, controle de peso, redução do estresse e depressão entre outros fatores positivos decorrentes da atividade física (SAMULSK, 2009).                        No tocante as doenças cardiovasculares a Sociedade Brasileira de Hipertesão alude que, trata-se de  uma doença crônica, à qual ,sofre grande parte da população do Brasil na atualidade, sendo de caráter silenciosa, mas que pode trazer para às  pessoas sérias e graves complicações, senão cuidada. Constata-se que cerca de 33%  das mortes envolvidas por doenças crônicas, estão relacionadas ao estilo de vida de cada um, tanto no que concerne a alimentação como a  prática de exercícios físicos. Haja vista que com o passar do tempo, às pessoas tem se tornado cada vez mais sedentárias, e por isso, adquirem facilmente problemas como diabetes, hipertensão arterial dentre outras (SBH, 2010).                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (564.4 Kb)   docx (623.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com