TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão

Por:   •  18/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS)

INTRODUÇÃO

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é a uma doença cardiovascular, comumente chamada de pressão alta, onde a pressão arterial é igual ou maior que 14 por 9, podendo ser elevada por vários fatores, e um dos mais comum é porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem, sendo fator principal de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais, como por exemplo: acidente vascular cerebral(AVC), infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica.

A hipertensão é diagnosticada em cada quatro pessoas adultas, atinge cerca de 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, desta forma é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão, pois não existe a cura, mas sim controle e tratamento, para evitar piores complicações.

No inicio da doença os sintomas quase não aparecem (doença assintomática), mas é comum que pacientes que tenham diagnostico como hipertenso sintam dores de cabeça, sangramento pelo nariz, tontura, rubor facial e cansaço. Em casos mais graves e avançados os sintomas principais são dispneia, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins. O que dificulta diagnóstico e tratamento, muitas vezes são descuidados e não aceitação de mudanças de hábitos pelos pacientes.

Mudanças são necessárias para adotar um estilo de vida saudável, tais como alimentação adequada, prática de atividades físicas e controle de peso, pois são de fundamental importância tanto na prevenção da hipertensão quanto no tratamento.  

OBJETIVOS

  • Esta pesquisa tem como objetivo reconhecer a importância da atividade física na prevenção, controle e tratamento da hipertensão arterial, como também doenças nos ossos, como exemplo: osteoporose.
  • Analisar se o profissional de educação física é especializado ou possui conhecimento na área, como mesmo atua de acordo com quadro clínico de pacientes hipertensos e com alguma doença nos ossos e de que forma ocorre a adaptação na prática da atividade física;
  • Verificar quais são os programas de treinamentos e exercícios indicados pelos profissionais, se tais atividades físicas são específicas para atender as necessidades dos pacientes com hipertensão e doença nos ossos e como os mesmos reagem com os exercícios prescritos.

METODOLOGIA

Este estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa não experimental e levantamento de dados primários. Realizada em Pau dos Ferros-RN, abrangendo os profissionais de educação física e como os mesmos atuam de acordo com quadro clínico de pacientes hipertensos e com alguma doença nos ossos, quais os programas de treinamentos e exercícios indicados e a qual a importância do acompanhamento do educador físico na prevenção e tratamento de tais doenças.

A amostragem foi constituída por três profissionais de educação física, de acordo com a atuação na área, tempo de atuação dos mesmos e conhecimento na formulação de programas de treinamento físico que atendam as necessidades de pacientes hipertensos. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário composto por 08 questões, sendo 4 questões discursivas e 4 questões objetivas elaborado pelo próprio pesquisador, que selecionou a amostragem, aplicou o questionário, coletou e analisou os dados, seguido da tabulação dos resultados utilizando tabelas no programa Excel da Microsoft®.

RESULTADOS

A obtenção dos dados desta pesquisa se deu através da aplicação de um questionário, para uma amostragem de 03(três) profissionais da educação física, que aceitaram participar como voluntários e atenderam aos critérios de inclusão propostos originalmente, cujo objetivo geral foi analisar os benefícios do exercício físico na prevenção da hipertensão arterial.

De acordo com a  Lei Federal 9696/1998 , o exercício das atividades de educação física e a designação do profissional de educação física é prerrogativa do profissional registrado ao CREF, sob pena de estar exercendo ilegalmente a profissão. Desta forma a licenciatura plena, instituída pela Resolução CFE nº 03/1987, permitia o exercício dos profissionais formados em educação física nas áreas formal(escolar) e não formal(não escolar), mas a partir de 2002, foi editada a Resolução 01/2002 que trata sobre a licenciatura em graduação plena e possibilita ao profissional atuação exclusiva na educação básica.  

Diferente destes, a Resolução CNE/CES nº 07/2004, que trata acerca do bacharelado, habilita o Profissional de Educação Física a atuar nas demais áreas não formais, do desporto e demais segmentos profissionais que não sejam a área do ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com