TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica

Tese: Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

Apresentação

É muito gratificante para nós do grupo em estar cursando o superior em Engenharia Mecânica, na Universidade Anhanguera de Santo André. A Universidade Anhanguera tem uma metodologia que busca através de Atividades Praticas Supervisionadas (ATPS), induzindo o aluno a ficar por dentro dos assuntos relacionados a matéria e o que nós futuramente veremos dentro das empresas no mercado de trabalho, foi de grande importância para nós a elaboração desse trabalho, onde buscamos tirar as nossas duvidas referentes a matéria, com diversos modos de coleta de informações necessárias, como exemplos práticos em industrias próximas e o acesso as informações tanto dentro como fora da sala de aula. O estudo das leis de Newton e sua aplicação de forma praticam em nosso dia a dia e de grande importância para nossa carreira como futuros engenheiros.

Na Etapa 1 apresentaremos alguns dados referentes aos aspectos da estática dos corpos.

Na Etapa 2 apresentaremos alguns dados sobre montagem de um guindaste.

Etapa 1

Estática dos Pontos Materiais

Nesta etapa foi de grande importância para todos do grupo onde foi possível a visualização de parte das forças da mecânica. Através dos estudos desenvolvidos o grupo pode ter maior conhecimento referente ao atrito empregado na física, onde conseguimos reconhecer as diferenças praticas entre atrito cinético e estático. A origem da força de atrito é de natureza eletromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens eletrônicas dos átomos localizados nas zonas de contato entre os corpos. Mesmo que aparentemente planas de materiais não o são de fato, estão cheias de altos e baixos com "picos" que podem atingir vários milhares de raios atômicos.

1.1. Sistemas mobilidade vertical,

1.2. Sistemas de mobilidade horizontal,

1.3. Material confeccionado,

1.4. Cabos utilizados,

1.5. Sistemas mecânicos entre outros.

Guindastes fixos a terra, os guindastes de torre oferecem a melhor combinação de altura e capacidade, e são usados frequentemente na construção de edifícios altos.

Para conservar o espaço de trabalho na obra, o eixo vertical do guindaste é construído frequentemente dentro e ao centro da futura edificação, que é então, após o termino da obra (quando o guindaste é desmontado) convertido ao eixo do elevador. Um eixo horizontal é balanceado assimetricamente no alto do eixo vertical, a seção curta do eixo horizontal carrega um contrapeso de blocos de concreto, e sua seção longa carrega equipamento responsável pelo içamento. O operador de guindaste senta-se em uma cabine no alto da torre. Um guindaste de torre é montado geralmente por um guindaste telescópio com menor capacidade de guindaste telescópio com menor capacidade de içamento, mas grande alcance (altura), e no caso dos guindastes de torre que são içados para construção de arranha-céus muito altos um guindaste menor será ao termino da obra içado ao topo da torre terminada para desmontar guindaste de torre. Um guindaste de torre pode ser também auto desmontável, quando este se utiliza de encaixes para se prender/desprender da seção, permitindo que a seção da torre onde anteriormente ele estava preso seja levada ao nível do solo. Outro tipo de guindaste é o guindaste de carga, que consiste basicamente de um braço hidráulico articulado. Este braço hidráulico pode ter numerosas seções articuladas que podem ser dobradas em um pequeno espaço quando o guindaste não esta em uso. Além disso, em alguns equipamentos uma das seções pode ser telescopia.

Existem locais que possuem uma demanda muito grande de movimentação de carga, como portos e terminais de carga. Nestes locais encontramos equipamentos como o pórtico que é um equipamento de grande porte utilizado para manusear containers e cargas pesadas. O mecanismo de içamento é montado em um eixo transversal suportado por eixos verticais que se movem em trilhos, podendo mover cargas muito pesadas. Fixo a terra,

1.2. Estruturas e montagens de guindastes

A base é parafusada em uma enorme base de concreto que suporta o guindaste;

Esta base se liga ao mastro (ou torre), que dá a altura ao guindaste;

Ligado ao topo do mastro está à unidade giratória, a engrenagem e motor, que permitem que o guindaste gire.

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Sobre a unidade giratória existem três partes.

A longa lança ou braço de trabalho horizontal, que é a parte do guindaste que carrega a carga. Um carro com roldanas corre ao longo da lança e movimenta a carga para perto ou para longe do centro do guindaste.

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

O braço horizontal menor, que contém o motor, as partes eletrônicas do guindaste e os grandes contrapesos de concreto.

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

A cabine do operador.

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

O braço contém o motor que levanta a carga, junto com os elementos eletrônicos de controle que o operam e o tambor de cabos, conforme abaixo:

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

Os motores que operam a unidade giratória são localizados acima da grande engrenagem.

Figura X – Título da imagem

Fonte: AUTOR, ANO, p. x.

1.3. Porque eles não caem?

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com