TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Anfiteatro

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

O Anfiteatro

       No principio os ludos gladiadores eram realizados no Foro Boário e após no Foro Romano, com o crescimento dessas manifestações impôs a construção do anfiteatro, os primeiros eram de madeira, posteriormente assumiram obras em pedras. O mais antigo anfiteatro construído em madeira foi construído em Roma por Gaio Escrobônio Curione, este edifício foi o maior, podendo abrigar 80 mil espectadores sentados. O anfiteatro em pedra mais antigo foi construído por Caio Estatílio Tauro, os Flávios construíram outro semelhante o anfiteatro Flávio mais conhecido como Colosseu tinha forma sobre dois eixos de 187 e 155 metros, uma oval muito arredondada de 587 metros de perimetro e quatro andares a uma altura de 57 metros, sua capacidade é para 45 mil espectadores. Bastante semelhante ao Colosseu é o anfiteatro Nimes pondendo hospedar 24 mil espectadores.

      A parte essencial do anfiteatro é constituída pela arena. Havia grades ao redor para a proteção dos espectadores dos ataques das feras, no subsolo existiam as galerias, salas para os combates, para as feras e para as maquinarias, além disso, existia a sala onde levava os gladiadores mortos ou feridos à morte. Existiam aquedutos para inundar a arena em ocasião de combate naval. Para proteger os espectadores do sol eram estendidos um toldo, caso chovesse os espectadores podiam se abrigar nas subestruturas.

 O Teatro

      De origem grega, os primeiros teatros, em madeira foram instalados nas colônias gregas. Em 55 a.C foi construído por Pompeu um teatro itinerante de pedra com capacidade para 40 mil pessoas sentadas. Sucessivamente Roma hospedou outros edifícios, o mais conhecido foi o teatro Marcelo inaugurado em 11 a.C. os teatros romanos eram hemicilíndricos subdivididos em corredores e rampas, a orquestra era fechada por um murro  perimetral. Uma inovação romana foi a velum que servia como protetor solar para tada a estrutura.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com