TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e evolução do Atletismo

Tese: Origem e evolução do Atletismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  1.136 Visualizações

Página 1 de 3

Como se deu a origem e evolução do Atletismo? Como ocorreu o processo de desenvolvimento histórico do Atletismo no Brasil? Por quais modificações a modalidade passou devido aos avanços tecnológicos?

Com a história do atletismo a evolução do homem de acordo com a sua humanização o homem experimentou diversos sentidos sobre o andar, o correr, o arremessar, e o saltar. Com isso, a forma de fluir os treinos e atividades foi com o intuito de melhorar cada vez mais. A evolução no atletismo também se deu e dará pelos vieses da estrutura corporal dos atletas e também pelo aparato do material utilizado desde a vestimenta e calçado ao tipo de pista e equipamentos como a vara, o peso e o disco. O processo de desenvolvimento no Brasil foi ocorrido de acordo quando começou a ganhar vida, foi em 1880, quando os imigrantes ingleses, e alemães começaram a realizar competições em alguns clubes do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Os avanços tecnológicos passaram por modificações desde a elaboração do piso das pistas até as roupas e calçados dos atletas, antes os sapatos eram com pregos colocados, hoje as sapatilhas são cada vez mais leves e confortáveis, as roupas são criadas com materiais que diminuem o atrito do ar. Teve a cronometragem elétrica para determinar a classificação e o tempo exato de cada atleta. E também teve vários treinamentos de força.

Ações pedagógicas para desenvolvida nas aulas de Educação física que favoreçam o ensino aprendizagem do Atletismo: No atletismo, as ações são muitas, eu passava para eles fazerem uma pesquisa com os alunos de séries mais avançadas, perguntando o que eles sabem sobre a história do atletismo, e assim que os alunos forem falando eles anotavam no caderno, e depois da pesquisa faria uma mesa redonda conversando sobre essas anotações e a professora ia explicando direito. Com essa pesquisa os alunos além de ter mais conhecimentos sobre a história do atletismo eles aprenderiam mais.

Ações pedagógicas para desenvolvida nas aulas de Educação física que favoreçam o ensino aprendizagem do Handebol: Para os alunos despertassem interesse na história do handebol, pediria para os alunos se avaliarem quando estiverem jogando um jogo de futebol, observando o jeito de jogar, cada movimento, cada regra, as pessoas que gostam de jogar, a roupa e etc.. E depois pedia para que eles comparassem com a história do handebol e explicassem a diferença de antes para agora. Com isso eles se interessariam mais, pois iriam fazer uma comparação do antes até hoje como houve muitas mudanças boas eles ficariam mais interessados e motivados.

Ações pedagógicas para desenvolvida nas aulas de Educação física que favoreçam o ensino aprendizagem do Futebol: Levaria para a escola fotos de relatos da história do futebol para os alunos se interessarem e conhecerem os fatos verdadeiros, como a raça, o intuito de aprendizagem, como surgiu o futebol, a raça, os jogadores, regras, local que surgiu e etc.. E elaborava uma aula interativa que só jogariam na próxima aula os alunos que dessem a sua opinião sobre os fatos que aconteceram. Tentando passar para eles que no início o futebol não foi fácil, havia muitos preconceitos, não era todo mundo que podia jogar, passaria para eles também quem inventou o futebol, o local e como foi. E no final da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com