TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e história do volei

Tese: Origem e história do volei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Tese  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

Origem e História do Voleibol

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

O principal objetivo de Morgan era a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores, pretendendo, desta forma, oferecer as pessoas um esporte em que seriam raras as lesões físicas causadas pelo choque entre elas.

No inicio o esporte era praticado com uma câmara da bola de basquete, a rede era improvisada, a mesma usada numa partida de tênis. Nesse tempo o voleibol era conhecido como Mintonette, com o passar do tempo foi ganhando o nome popular ‘volleyball’, que acabou tornando-se oficial.

Em 1900 o voleibol chega ao Canadá, logo após o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão, em 1910 ele chega ao Peru. Em 1947 é fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol) que realizou o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia em 1949 (vencido pela Rússia). O primeiro campeonato mundial feminino ocorre somente em 1952.

O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresentar assim, as características dos outros jogos, como o tênis e o handebol.

A primeira quadra de vôlei tinha as seguintes medidas: comprimento – 15,35m; largura – 7,625m; A rede tinha a altura de 1,98m. A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de coro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5cm e seu peso era de 255 a 340g.

O primeiro campeonato Sul-Americano de voleibol, masculino e feminino, foi realizado no Ginásio do Fluminense F.C., no Rio de Janeiro, no período de 12 a 22 de Setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, tanto no masculino quanto no feminino.

A Confederação Brasileira de Voleibol foi criada em 9 de Agosto de 1954 e teve como seu primeiro presidente o Sr. Denis Hatthaway.

Em Setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em Outubro de 1964, com a presença de dez países no setor masculino. O primeiro campeão olímpico de voleibol masculino foi a equipe da Rússia (URSS), vice-campeão a Tchecoslováquia, e em 3º lugar o Japão. O Brasil ficou em 7º lugar. O feminino contou com seis países, com a seleção do Japão tornando-se campeã, vice Rússia e em 3º a Polônia. O Brasil não participou desta competição.

Regras

- Equipe: Existem duas equipes que são compostas por no máximo 12 jogadores, 1 técnico, 1 assistente técnico, 1 treinador e 1 médico. Somente 6 dos 12 jogadores saem jogando. 1 dos jogadores que não o libero, é o capitão da equipe e deve ser indicado na sumula.

- Pontuação: O set é ganho pela equipe que fizer primeiro 25 pontos com uma vantagem mínima de 2 pontos. Em caso de igualdade o jogo continua até que se haja uma diferença de 2 pontos. Os pontos são marcados através de contagem direta. Um jogo é ganho pela equipe que vencer 3 sets. Caso exista um empate (2-2), disputa-se um 5 set, mas este apenas até os 15 pontos com diferença mínima de 2 pontos.

- Quadra: Uma quadra oficial de voleibol tem formato retangular e ocupa 18 metros de comprimento, divididos pela rede, e 9 metros de largura. Com uma superfície de madeira ou material sintético, a quadra de vôlei deve TR piso liso e ser identificada por cores vivas.

Zona de ataque: É a área em que os jogadores podem atacar contra a quadra adversária. Compreende 3 metros para cada lado da rede.

Zona de defesa: É a zona em que 95% das bolas são rebatidas pelo ataque da outra equipe entram. Correspondem a 6 metros de cada lado da quadra após a zona de ataque.

Linhas laterais e linhas de fundo: São duas linhas laterais e duas linhas de fundo. Elas delimitam a quadra de jogo. Ambos fazem parte da quadra.

Zona livre: é o espaço em que os jogadores podem defender e passar a bola. Ocupa 3 m a partir de qualquer ponto da quadra de jogo.

- A rede: Fica posicionada no centro da quadra, possui 1 metro de largura e de 9,5 a 10 metros de comprimento com 25 a 50 cm da antena até o cabo e a corda que a seguram. A borda superior deve ter 7 cm de largura, feita de lona branca e costurada ao longo de sua extensão. A borda inferior da rede tem 5 cm de largura. A altura da rede varia conforme a modalidade. Para jogos masculinos, ela deve ficar a 2,43 metros do chão. Para jogos femininos, sua altura deve ser de 2, 24 metros. Os postes que sustentam a rede são colocados a uma distância de 0,5 a 1m além das linhas laterais. Eles medem 2,55m de altura e devem ser de preferência ajustáveis.

- A antena: Serve para delimitar a érea por onde a bola pode passar para o outro lado da quadra. É uma haste flexível com 1,8m de extensão e 10 milímetros de diâmetro. É feita de fibra de vidro ou material similar. Elas de estendem por 80 cm acima da borda superior da rede.

- A bola: É feita de um couro flexível, reveste uma câmara de ar de borracha ou material similar. Tem 65 a 67 cm de circunferência e pesa 260 a 280g.

- Posicionamento em quadra (rodízio): As posições dos jogadores são numeradas da seguinte maneira: os três jogadores que se encontram junto a rede, formam a linha de ataque e ocupam a posição 4,3 e 2. Os outros três jogadores ocupam as posições 5,6 e 1.

Depois do saque, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição na sua própria quadra ou zona livre. Uma falha de posicionamento leva à perda de um ponto.

Quando a equipe ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o chamado rodízio, avançando uma posição no sentido horário. O jogador na posição 2 vai para a posição 1, e será ele o sacador. O jogador da posição 1 vai para a posição 6, e assim por diante como mostra na imagem abaixo.

Fundamentos do Vôlei

O vôlei de quadra parte de cinco fundamentos para sua pratica: saque, manchete, levantamento, ataque e bloqueio.

- Saque: O jogador lança a bola de trás de sua linha de fundo direto para a quadra adversária. O golpe pode ser dado de baixo ou acima da cabeça. O sacador pode bater na bola já sobre sua quadra, desde que esteja suspenso no ar e tenha tomado impulso atrás da linha de fundo. Na olimpíada a bola pode tocar a rede, a bola pode tocar na rede, o que já é permitido em outras competições. O time

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com