TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio adaptada

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:     Educação Física Inclusiva e Adapatada

Tarefa:responder as questões propostas

Nome:Débora Leão de Rosso

RA: 8001721

Turma: 5º sem /2016

Parecer do Tutor:

  Segunndo a Educação Física  na perspectiva da Educação Inclusiva,responda:

Como eram tratadas as pessoas que eram apresentavam condições atípicas ao longo do tempo e,como este tratamento destinado a essas pessoas modificaram conforme as diferentes culturas e se transformou de uma época para outra?Todavia podemos observar,segundo Silva(1987),quais os tipos de atitude em relação a estas pessoas ao longo do tempo?

Houve quatro fases determinantes;na fase da negligência ou fase de exclusão total,nesse período a sociedade valorizava a beleza e a perfeição,as pessoas que nasciam com deficiência eram perseguidos,excluídas e até mesmo mortas;já na idade média,a deficiência era vista como algo sobrenatural,sendo maltratados pela sociedade,outros acreditavam que eram “filhos de Deus”,e neste reconhecimento passaram a ser acolhidos por instituições.Em seguida surge a fase da institucionalização,originados com os primeiros avanços da medicina,acreditava-se que a deficiência era contagiosa,nisto,os portadores de necessidades especiais eram isolados,tratados em manicômios e hospitais psiquiátricos.Já na fase de Integração,que ocorreu no sec 20,foram fundados institutos,escolas particulares que até hoje são referência nacional, como por exemplo a APAE.Finalizando com a fase atual ,estamos na busca pela inclusão total,os serviços especializados estão sendo ampliados,a fim de garantir o acesso dos PNE’S ao ensino regular.

segundo Pietro(2006),qual o objetivo da inclusão escolar?

Segundo Pietro(2006),o objetivo da inclusão escolar é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora da aprendizagem.

Em relação a educação física adaptada,o que deve ser mantido para que ocorra a integridade das atividades e promovida a maximização do potencial individual?

Descreva sobre o conceito de escola inclusiva:

Entende-se por escola inclusiva aquela que atende os alunos com necessidades educacionais especiais nas classes regulares,contando com o apoio dos serviços de educação especial adequados para cada necessidade.Cabe também ao professor criar condições didático-pedagógias para que todos  os alunos tenham acesso ao conhecimento.

Quando e como surgiu as primeiras instituições que acolham pessoas com deficiência no brasil?

Começou no sec 20,com as primeiras iniciativas oficiais e particulares no atendimento aos PNE’S.Foram fundados institutos,alguns até hoje com referência nacional,é o caso  da APAE(associação de pais e amigos dos excepicionais),onde oferecem atendimento educacional especializado.

Atualmente,qual é o foco da educação especial?

O foco é voltar-se aos princípios de uma sociedade inclusiva,vendo que a pessoa com NEE tem seus direitos e deveres a serem respeitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (296.9 Kb)   docx (256.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com