TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritmo na Aula de Educação Física

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3


As batidas nas pedras, nas madeiras e no chão produziam som e, com isso, ritmo e música. Não sabemos afirmar quando surgiu o ritmo, mas podemos dizer que a música conquistou seu espaço com a fabricação de armas na pré-história. Tudo se faz por meio do ritmo, os batimentos cárdicos, o crescimento das plantas, o caminhar dos animais, a respiração, a alimentação, o sono.

O Ritmo vem desde a gestação, desde pequenas, desde o primeiro contato com o ritmo e com o som, as crianças são atraídas por objetos que produzem barulho ou instrumentos musicais. Ao escutar música, as crianças gostam de acompanhar se movimentando, batendo palmas, mexendo o corpo, cantando.

O objetivo deste trabalho é abordar a conceituação de ritmo e a importância em desenvolvê-lo ao longo das fases do desenvolvimento infantil. Para tanto, encontramos amparo nas literaturas de Educação Física, na música e na ginástica. Apresentando plano de aula, metodologias e materiais alternativos para realização de atividades que podem ser utilizadas para crianças de 3 a 6 anos nas aulas de Educação Física. É fundamental que o professor não fique na mesmice, use a criatividade para trazer novidades a cada aula. É durante a infância que as atividades rítmicas precisam ser muito estimuladas, pois focalizam a formação global da criança e contribuem com o desenvolvimento humano como um todo.

Existem várias definições sobre o ritmo. Ritmo, do grego rythmós, significa, etimologicamente, movimento regular de ondas, movimento das vagas; designa aquilo que flui que se move. Para Pallarés (1981), “o ritmo é a essência do movimento livre e espontâneo, sua força expressiva, criadora e individual”. Já segundo D’udine (1963 apud SAUR, 1975), “O ritmo é a resultante das relações entre fenômenos de velocidade, duração, intensidade e coesão, relações essas que são prodigiosamente variáveis”. As citações apresentadas conceituam o ritmo considerando noções como movimento, aproximando, assim, o conceito da Educação Física. Podemos dizer que ritmo é: movimento regulado, essência do movimento livre, duração do som, silêncio das pausas, estando entre o ruído e o silêncio, som e tempo.

O homem necessita desenvolver o ritmo, pois ele está presente no seu dia-a-dia, como, por exemplo, lavar a roupa, cortar, correr, escrever, ler, caminhar, andar de bicicleta, falar, datilografar, dirigir, entre outras. É importante trabalhar o ritmo com criança de 3 a 6 anos, preparar elas para melhor realizar as atividades escolares e as atividades do dia-a-dia. Considerando que cada criança tem o seu ritmo de aprendizagem. Por meio de atividades lúdicas e brincadeiras, o aprender torna-se divertido e prazeroso.

As atividades rítmicas estimulam, nas crianças, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, e o freio inibitório; concentram a atenção; economizam esforços; dão segurança rítmica e educação sensorial; levam à obtenção do relaxamento muscular, da postura e da percepção auditiva e visual; despertam a criatividade e a expressão do corpo. Os objetivos do trabalho rítmico é Promover a melhoria e o aperfeiçoamento das qualidades físicas do ser humano, em especial, a coordenação motora, agilidade, equilíbrio, resistência e velocidade. Promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza socioemocional e afetiva do ser humano, no sentido de despertar potencialidades sociais positivas, como cooperação, socialização, solidariedade, liderança, compreensão, laços de amizade/de apego, entre outras. Promover o desenvolvimento e a melhoria da natureza cognitiva de ser humana no sentido de despertar potencialidades reflexivas, como raciocínio, atenção, concentração, criatividade, senso estético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com