TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre Natação

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Técnica de Hortolândia – Centro Paula Souza

23 de Junho de 2015

Trabalho de Educação Física

Tema:

Natação

[pic 1][pic 2]

Nome: Felipe Rochinski da Silva

N°: 09

Sala: 1° MA

Professor: Felipe

Índice:

  • Referências Bibliográficas................................................................ Pág. 2
  • Introdução............................................................................................... Pág. 3
  • Histórico................................................................................................... Pág. 4
  • Regras........................................................................................................ Pág. 4
  • Técnicas.................................................................................................... Pág. 5
  • Curiosidades........................................................................................... Pág. 6
  • Como se desenvolve............................................................................ Pág. 6
  • Exercícios................................................................................................. Pág. 7
  • Conclusão.................................................................................................. Pág. 8

Referências bibliográficas:

  • www.suapesquisa.com/
  • http://regrasdoesporte.com.br/
  • http://natacaopcriancas.blogspot.com.br/

Introdução:

     Este trabalho é sobre esporte, mais precisamente sobre o módulo de natação.

     O objetivo deste trabalho é informar de forma mais concreta sobre este famoso esporte, que vem sendo praticado desde os primitivos terrestres. Mas naquela época, claro, não era praticado com esporte, mas sim como uma forma de lazer, se divertir ou se distrair

     A pesquisa está dividida em pequenas partes resumidas sobre o assunto. Primeiro, podemos contar com a historia, depois as regras, a seguir das técnicas feitas pelos nadadores, algumas curiosidades bem interessantes sobre o esporte, depois explicando brevemente como funciona um campeonato de natação, e por fim, cinco exercícios que podem ajudar ou facilitar na hora de praticar o esporte tema do trabalho.

     Lembrando que o trabalho só pode ser concluído com a ajuda de diversos sites da internet, pegando um pouco de informação de cada um, e os créditos aos devidos sites, estarão na parte bibliográfica da pesquisa (página 2).

   

Historia da natação:

     A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

     Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Regras da natação:

     A piscina é dividida em 8 partes iguais, sendo cada uma delas denominada raia. Cada um dos competidores ocupa uma raia e aqueles que possuem os melhores tempos têm o direito de ocupar as raias mais centrais. As regras das competições variam de acordo com a forma como se nada: borboleta, peito, estilo livre ou nado de costas. Mas, no geral, um atleta ou uma equipe podem ser desclassificados da competição quando queimam a saída duas vezes ou quando não encostam alguma parte do corpo durante a virada na outra extremidade da piscina. Em caso de equipes de revezamento, além disso, se um competidor saltar na piscina antes que seu companheiro toque a borda dela, a equipe é eliminada.

     Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.

Técnicas da natação:

  • É preciso saber coordenar os movimentos dos braços e os das pernas com a respiração.
  • No estilo Crawl, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um braço move-se pelo ar, com a palma da mão virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de água, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro braço, debaixo de água, propulsiona o corpo (para obter a máxima eficiência da braçada, esta deve ser executada em forma de “S”).
  • No de costas é essencialmente o crawl, mas com o nadador virado de barriga para cima e com os braços esticados, de cotovelo contraído e com as palmas das mãos viradas para fora.
  • Nesta variação de bruços, chamada de borboleta, os braços são atirados para a frente ao mesmo tempo, por fora de água, e voltam para trás, simultaneamente, debaixo da água. Este movimento de braços é contínuo e acompanhado com um ondular de pernas e pés juntos, um pontapé à golfinho.
  • No de peito, o nadador deita-se de lado e move os braços simultaneamente: enquanto o de cima propulsiona o corpo, o de baixo, que está flexionado, estica-se, fazendo com que o corpo deslize com suavidade sobre a água.

Bom, com essas técnicas apresentadas, fica claro que para praticar a natação, não é nada fácil, pois precisa de muito treino nos músculos, agilidade, disposição, força, etc. Uma infinidade de características é necessárias para se praticar esse esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (287.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com