TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOSSEGURANÇA

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 4

Biossegurança.

Um conjunto de processos, e estudos voltados para a segurança, o controle, e para a diminuição de riscos que advém da biotecnologia. Ou seja, a padronização de condutas visando a segurança e a proteção da saúde de todos aqueles que trabalham nessa área.

Outra definição nesses termos diz que "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996)

A Biossegurança surgiu no século XX, por volta de 1974, quando cientistas norte-americanos da Academia Nacional de Ciência (ANC – USA) se reuniram para discutir os riscos do uso, e do estudo, da tecnologia do DNA recombinante.

Desde o advento da tecnologia do DNA recombinante tornou-se possível a alteração em trecho(s) do genoma de qualquer organismo de modo a favorecer características desejadas (ARANTES, 2003)

Esse tema foi pauta principal na Conferência de Asilomar, que aconteceu fevereiro de 1975, onde cientistas do mundo todo, reuniram-se com o objetivo de discutir e apresentar propostas para minimizar e controlar os riscos do progresso científico.

A primeira regulamentação relacionada à biossegurança surgiu em 1976, com a criação de um manual pelo "National Institutes of Health” - NIH, dos EUA. Nesse manual foram estabelecidas regras de segurança para o uso da técnica de manipulação genética de organismos vivos. Com a finalidade de prevenir os riscos potenciais à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Para profissionais da área da saúde o risco biológico é o mais comum. Contudo, o emprego de práticas seguras e o uso de equipamentos de proteção adequados reduzem significativamente o risco de acidente ocupacional, fazendo-se necessários, também, a conscientização dos profissionais para utilização de técnicas assépticas e o estabelecimento de normas de conduta e procedimentos que garantam ao profissional e ao paciente um tratamento sem risco de contaminação.

No Brasil, a legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia do DNA ou RNA recombinante, a lei 8.974 de 5 de janeiro de 1995 o Decreto 1752 de 20 de dezembro de 1995 e a Medida Provisória 2.191-9 de 23 de agosto de 2001 estabelecem normas para o uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação, e descarte de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), visando proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas bem como o meio ambiente e conferem a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio a competência de propor normas e regulamentos relativos as atividades que envolvam OGMs.

“A biossegurança, portanto, como fenômeno complexo, não pode ser reduzida a aspectos da lógica racional, devendo ser consideradas as influências de natureza sociocultural. Nessa perspectiva, investigar a biossegurança como fenômeno psicossocial, subsidiado pela teoria das representações sociais, torna-se importante para se conhecerem aspectos subjetivos que influenciam nas condutas e atitudes dos profissionais de enfermagem, especialmente dos serviços de emergência. Esta teoria pode evidenciar imagens e conhecimentos associados diretamente à biossegurança, podendo contribuir para o entendimento dos comportamentos e práticas dos profissionais.”

(Esc Anna Nery Rev Enferm 2008, pg 305)

 

Biossegurança na Estética.

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Com isso o número de profissionais da área cresce exponencialmente.

O conhecimento técnico faz com que os profissionais de estética se destaquem no mercado. Mas, além disso, há uma outra importante questão que deve ser priorizada: os cuidados básicos de higiene, manipulação e conservação de produtos, materiais e equipamentos existentes no espaço de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com