TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença de Lyme

Por:   •  16/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

DOENÇA DE LYME

  • O que é?

A doença de Lyme, chamada também de borreliose, é uma zoonose causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, que é transmitida pelo carrapato Ixodes ricinus. Suas principais características são sintomas parecidos com os da gripe que podem evoluir para complicações mais graves, como artrite.No Brasil, a bactéria responsável pela doença sofreu adaptações e reside no carrapato-estrela. A doença, nesse caso, é conhecida como borreliose humana brasileira, e provoca mais casos de retorno dos sintomas, complicações neurológicas e autoimunes. A condição é, também, chamada de “a grande imitadora”, pois imita diversos sintomas de doenças comuns, como gripe e artrite. Por ser uma zoonose, ela pode afetar, também, animais. Diagnosticada pela primeira vez no país em 1992, a doença de Lyme brasileira é causada pela Borrelia burgdorferi, uma bactéria que pode apresentar variações genéticas conforme a região em que se encontra.  De notificação obrigatória,  já foram detectados casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, mas no Brasil nunca foi detectado nenhum caso da forma mais grave da doença.

Origem da doença

A doença de Lyme foi descoberta em 1976 e foi-lhe atribuído esse nome por causa da existência de muitos casos na cidade de Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos. Ela é agora a infecção transmitida por insetos mais comum nos Estados Unidos. Ela ocorre em 49 estados.

Esse surto de sintomas reumatóides (relacionados às articulações) eventualmente fez com que pesquisadores encontrassem a causa da doença: uma bactéria. A doença foi, então, batizada como “doença de Lyme”, por ser o local de origem do primeiro surto conhecido.

  • Causas/ transmissão

As bactérias que causam a doença de Lyme são transmitidas pelos carrapatos dos veados (Ixodes), assim chamados porque os carrapatos adultos alimentam-se muitas vezes do sangue do veado. Os carrapatos jovens (larvas e ninfas) de veado alimentam-se do sangue dos roedores, especialmente do rato de patas brancas, que é portador da bactéria da doença de Lyme nos Estados Unidos. Os carrapatos estão geralmente no estágio de ninfas quando infectam as pessoas. As bactérias que causam a doença de Lyme são transmitidas às pessoas quando um carrapato infectado morde e fica agarrado ao corpo por mais de 36 horas. Os períodos breves de aderência raramente transmitem a doença.

Evolução da doença

A doença de Lyme costuma evoluir progressivamente, com fases bem características, que demonstram o quanto a bactéria se espalhou pelo corpo. O período de incubação da bactéria dura entre 3 a 32 dias, nos quais. a doença pode ou não manifestar seus sintomas iniciais. A doença de Lyme tem três etapas:

  • Localizada inicial
  • Disseminada inicial (amplamente disseminada)
  • Tardia

As etapas inicial e tardia da doença de Lyme são, geralmente, separadas por um período sem sintomas.

Doença de Lyme em etapa localizada inicial

Normalmente, surge uma grande mancha vermelha e saliente (eritema migratório) no local da mordida, geralmente na coxa, na nádega, no tronco ou na axila. Geralmente, a mancha se expande lentamente até um diâmetro de 50 cm, muitas vezes com uma zona clara no seu centro, resultando em vários anéis vermelhos (formando um alvo). Apesar do eritema migratório não coçar nem doer, ele pode ser quente ao toque. A mancha geralmente desaparece depois de aproximadamente 3 a 4 semanas.

Cerca de 25% das pessoas infectadas nunca apresentam ou pelo menos nunca notam a mancha vermelha característica.

Doença de Lyme em etapa disseminada inicial

Essa etapa começa quando as bactérias se espalham pelo corpo. Cansaço, arrepios, febre, dores de cabeça, rigidez no pescoço, dores musculares e articulações doloridas e inchadas são comuns. Esses sintomas da doença de Lyme podem perdurar por semanas. Em quase metade das pessoas não tratadas, mais manchas de eritema migratório, geralmente menores, surgem em outras partes do corpo. Com menos frequência, as pessoas têm dor nas costas, enjoos, vômitos, dor de garganta, linfonodos inchados e aumento do baço.

Apesar de a maioria dos sintomas poder aparecer e desaparecer, a sensação de mal-estar e cansaço pode durar semanas. Esses sintomas podem ser confundidos com gripe ou outras infecções virais comuns, especialmente se não houver a presença de eritema migratório.

Por vezes, desenvolvem-se sintomas mais sérios. O sistema nervoso é afetado em aproximadamente 15% das pessoas. Os problemas mais comuns são meningite (que causa dores de cabeça e rigidez do pescoço) e paralisia de Bell (que causa fraqueza em um ou, às vezes em ambos os lados da face).

Esses problemas podem durar meses. A dor e a fraqueza podem se desenvolver em outras áreas e persistir por mais tempo.

Doença de Lyme em etapa tardia ou etapa crônica

Se a infecção inicial não for tratada, outros problemas começam a se desenvolver meses ou anos mais tarde.A artrite se desenvolve em mais de metade das pessoas, geralmente dentro de vários meses. O inchaço e a dor geralmente se repetem em algumas das grandes articulações, em particular nos joelhos, durante vários anos. Os joelhos ficam geralmente mais inchados do que doloridos, geralmente quentes ao toque e, em casos raros, avermelhados. Podem se desenvolver cistos e romper atrás dos joelhos, aumentando subitamente a dor. Cerca de 10% das pessoas com artrite apresentam problemas nos joelhos que persistem mais de 6 meses.

Algumas pessoas desenvolvem anormalidades relacionadas ao mau funcionamento do cérebro e dos nervos. Humor, fala, memória e sono podem ser afetados. Algumas pessoas têm dormência, formigamento ou dor pontiaguda nas costas, pernas e braços.

  • Tratamento

Embora todas as etapas da doença de Lyme respondam aos antibióticos, o tratamento precoce tem mais probabilidade de evitar complicações.Antibióticos como a doxiciclina, amoxicilina ou cefuroxima, tomados por via oral durante duas a três semanas, são eficazes durante os estágios iniciais da doença. Se as pessoas não puderem tomar nenhum desses medicamentos, às vezes a azitromicina é usada, mas ela é menos eficaz..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com