TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Higienização das Mãos

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Prezadas Mãos,

Na qualidade de irmãs e profissionais da saúde vimos, por meio desta, conscientizar sobre a importância e necessidade de sermos mantidas limpas, pois, o resultado de nosso trabalho tem impacto universal.

Mesmo contra nossa vontade, por vezes, somos levadas a transmitir micro-organismos em procedimentos médicos, de enfermagem ou em outras situações dentro dos hospitais e instituições de saúde. Lamentamos quando acontecimentos dessa natureza comprometem a qualidade do atendimento e desqualificam os serviços da saúde.

Infelizmente, podemos adquirir micro-organismos no contato com outras partes do corpo humano ou, ainda, por meio do contato com o meio ambiente. Nosso grupo de trabalho é formado por um conjunto de elementos, como pés braços e mãos. É uma equipe multidisciplinar sempre comandada pelo cérebro que, com tantas atividades a coordenar, pode esquecer ou considerar menos importante cumprir regras básicas, ou ainda, julgar que todos estavam conscientes de suas funções.

Nossas funções exigem que o dever seja cumprido à risca, por isso, acreditamos que há necessidade de realizar a Higiene das Mãos com frequência e técnica exigida, tornando-a um hábito automático, como respirar. Dessa maneira diminuímos o número de micro-organismos impedindo a disseminação dos mesmo e evitando que nossa dedicação profissional seja contestada ou injustamente questionada.

Atualmente, além da lavagem de mãos tradicional (com água e sabão), podemos contar com o gel alcoólico, quando não apresentamos sujeira visível. A vantagem do gel é que ele possui propriedades emolientes e evitaria as dermatites provocadas pelas contastes lavagens tradicionais. Somos vaidosas e apresentar pele bonita nos faz bem. O gel alcoólico ainda tem ação rápida e seu aspecto atua de forma eficaz no combate às bactérias, fungos e vírus. A maneira indicada para utilização do gel é esfregar uma quantidade suficiente que atinja toda a nossa superfície. Para isso, claro, devemos contar com a ajuda uma da outra, como fazemos em todas as outras atividades por nós desempenhadas.

Na forma tradicional, para nos lavarrmos, podemos utilizar um exercício bastante divertido, que pode ser encarado como um momento relaxante entre uma e outra atividade, um momento em que poderemos contar com nossas irmãs para aliviar as tensões. Façam assim:

Embaixo d’água, uma ensaboa a outra:

- friccione as superfícies das costas;

- lavem as palmas com vigor;

- a mão direita lava o dorso da esquerda;

- a mão esquerda lava o dorso da direita;

- entrelaçam os dedos e os esfreguem;

- friccionem os punhos, que também são membros da equipe;

- enxáguem as irmãs, nunca esquecendo que primeiro as extremidades dos dedos, para depois o restante.

Ao utilizar o gel alcoólico, faça o exercício da mesma maneira.

Sendo tudo, nos despedimos, acreditando que a união faz a força.

De mãos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com