TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Oxigenoteria

Por:   •  4/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

Rede FTC de Ensino[pic 1]

Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna

Curso: Enfermagem

AVANÇOS DO TRATAMENTO DE FERIDAS COM A OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA

Albertino Guimarães Silva Neto [1]

Deise Rocha de A. Blós²

RESUMO

O tratamento de feridas crônicas constitui-se como um desafio importante para a assistencia de enfermagem. Devido a alta prevalência de feridas associadas a condições clínicas como diabetes Mellitus(DM) e alterações vasculares, o tratamento prolongado compromete a expectativa de melhora por conseguinte a continuidade da terapia. A Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é uma opção terapêutica na qual o aumento da oferta de oxigênio tissular com altas pressões contribui para uma cicatrização mais rápida e eficiente, favorecendo assim a qualidade de vida dos portadores de ferimentos crônicos. O presente estudo tem por objetivo geral descrever os benefícios da oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento de feridas crônicas e outras condições que comprometam a integridade da pele. Foi utilizada a revisão bibliográfica como recurso para construção deste estudo, com recorte temporal de 2009 a 2017. O conhecimento acerca do tratamento hiperbárico deve estimular a indicação desta terapia enquanto recurso na estomoterapia, contribuindo para redução dos custos com curativos e redução do tempo de internação hospitalar.

Palavras-Chave: Estomoterapia. Enfermagem. Tratamento Hiperbárico

ABSTRACT

The treatment of chronic wounds constitutes an important challenge for nursing care. Due to the high prevalence of wounds associated with clinical conditions such as diabetes mellitus (DM) and vascular alterations, prolonged treatment compromises the expectation of improvement, therefore, the continuity of therapy. Hyperbaric Oxygen Therapy (HBO) is a therapeutic option in which the increase in the supply of tissue oxygen with high pressures contributes to a faster and more efficient healing, thus favoring the quality of life of patients with chronic injuries. The present study aims to describe the benefits of hyperbaric oxygen therapy in the treatment of chronic wounds and other conditions that compromise the integrity of the skin. The literature review was used as a resource for the construction of this study, with a temporal cut from 2009 to 2017. The knowledge about hyperbaric treatment should stimulate the indication of this therapy as a resource in estomoterapia, contributing to reduce costs with dressings and reduction of hospitalization time hospital.

Keywords: Estomoterapia. Nursing. Hyperbaric Treatment

1. INTRODUÇÃO

O tratamento hiperbárico desponta como opção terapêutica em meados do  século XVI , através da avaliação da melhora do aspectos de feridas crônicas em pacientes que buscavam  estratégias de recuperação hospedando-se em locais acima do nível do mar, embora neste contexto o oxigênio não fosse apontado como fator de melhoria dos ferimentos crônicos.  A associação da evolução das feridas relacionadas à maior concentração de oxigênio foi relatada pelo inglês Joseph Priestley, em meados do século XVII, que estabeleceu a relação entre o aumento da concentração de oxigênio tecidual a altas pressões com a cicatrização mais rápida de feridas.

No Brasil a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) foi utilizada em um caso de um paciente com erisipela, condição clínica na qual a falta de oxigenação adequada em membros inferiores compromete a evolução e posterior cicatrização das feridas. O tratamento hoje é considerado pela medicina como um recurso valioso em estomoterapia.

Muitos são os benefícios proporcionados pela OHB entre eles aponta-se a redução do tempo de internação e custos com o tratamento de feridas crônicas em instituições públicas de saúde. Entretanto o tratamento hiperbárico aponta certas particularidades que devem ser observadas pelo profissional enfermeiro no cuidado aos pacientes submetidos a este tipo de tratamento.

Considerando o contexto surge o questionamento objeto de investigação desta pesquisa acerca dos benefícios proporcionados pelo tratamento hiperbárico aos portadores de feridas crônicas. Para fundamentação desta pesquisa propõe-se como objetivo Geral descrever os principais avanços no tratamento de feridas com a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB). Para construção do referencial teórico busca-se enquanto Objetivos específicos discorrer sobre a Oxigenoterapia Hiperbárica(OHB), apontar as principais contra indicações do tratamento hiperbárico e elencar as ações do enfermeiro no cuidado ao paciente em tratamento hiperbárico.

Foi utilizada como recurso metodológico a pesquisa de revisão bibliográfica através da análise da série histórica de 2009 a 2017.

A busca pela qualidade no tratamento de feridas deve priorizar tratamento que reduzam o tempo de internação dos pacientes, fator este que traz por consequências aumento do índice de infecção, redução da capacidade produtiva dos pacientes e aumento da dependência dos cuidados de enfermagem.

O enfermeiro deve estar atento às inovações que proponham assistencia de qualidade sem comprometer a eficiência das ações em saúde.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Oxigenoterapia Hiperbárica 

A Oxigenoterapia hiperbárica (OHB) consiste na oferta de oxigênio ou ar comprimido em uma câmara, com uma pressão superior a pressão atmosférica. Os pacientes no interior da câmara hiperbárica respiram oxigênio com altas concentrações (ANDRADE, SANTOS, 2016).

As câmaras hiperbáricas podem ser classificadas em dois tipos, que se referem a quantidade de pacientes acomodados: para um único paciente ou monoplace. Nesta modalidade o paciente respira o ar ambiente com oxigênio concentrado sem capuz. Apresenta-se também a modalidade multiplace para vários pacientes, chegando a quantidade de dez pacientes. Neste tipo de câmara há a necessidade de dois profissionais enfermeiros, sendo que o externo manipulará a câmara externamente e o profissional que atua internamente presta os cuidados aos pacientes detectando e prevenindo complicações (MEHL et.al, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com