TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO

Por:   •  13/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da humanidade, existe uma preocupação em manter as pessoas em segurança, considerando esse ensinamento, e aproximando esse saber com os cuidados com pacientes em unidades hospitalares, destaca-se a necessidade da segurança dos pacientes, que é compreendida como uma atuação na saúde com riscos reduzidos ao mínimo aceitável, em relação ao dano desnecessário ao paciente.

Neste contexto, no âmbito hospitalar, a ocorrência de falhas é possível em todos os setores, em especial no centro cirúrgico, pois considera-se o bloco cirúrgico como um ambiente que requer cuidados específicos, devido aos procedimentos invasivos e complexos nele executados, e necessita de uma equipe de enfermagem com conhecimentos, teórico e prático, em relação à assistência prestada a este tipo de pacientes, com intuito de prevenir eventos adversos.

REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO

A cirurgia de revascularização do miocárdio, também conhecida como cirurgia de ponte de safena, tem como objetivo melhorar o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco em pessoas que apresentam obstruções graves nas artérias do coração. É um procedimento que utiliza veias ou artérias saudáveis das pernas, dos braços ou do tórax do próprio paciente para criar um caminho alternativo para o sangue. Essas veias e artérias são chamadas de pontes, pois redirecionam o sangue para uma área da coronária localizada após o segmento obstruído. Assim é possível contornar o bloqueio das coronárias reestabelecendo o fluxo de sangue normal para o músculo cardíaco.

Indicação

A indicação da Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (ponte de safena) passa pela avaliação rigorosa do estado de saúde do paciente. No geral, ela acontece quando os médicos identificam a falência do tratamento clínico ou que o tratamento clínico requer uma intervenção complementar.

Em alguns casos, a doença coronariana pode apresentar características em que o tratamento cirúrgico é o mais indicado. É o caso, por exemplo, de pacientes com doença coronariana avançada, no qual a revascularização do miocárdio é a opção mais indicada.

Cuidados de Enfermagem

  1. Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  2. Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  3. Promover a segurança do paciente. ...
  4. Prevenir complicações de doenças. ...
  5. Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  6. Prevenção de lesões por pressão.

DRENAGEM PLEURAL

A drenagem pleural é definida como um procedimento cirúrgico para introdução de um dreno através de parede torácica na cavidade pleural.

Indicações

O espaço pleural em condições normais é um espaço virtual, assim indicaremos uma drenagem pleural nos casos em que este espaço estiver ocupado por líquido, ar ou ambos. Não são todos os líquidos que devem ser drenados, assim como, o volume do líquido não é indicador obrigatório da drenagem pleural. Nos líquidos límpidos e estéreis podem ser realizadas punções esvaziadoras. Outros tipos de coleções, como purulentas, implicam obrigatoriamente na realização de drenagem pleural, independente do seu volume. A caracterização da natureza purulenta poderá ser simplesmente macroscópica ou contarmos com o auxílio da análise laboratorial. Nestes casos a drenagem se impõe para conter tanto o quadro infeccioso como para prevenção de complicações, relacionadas com a irritação e conseqüente espessamento pleural (paquipleuris), com possível encarceramento pulmonar no futuro. Outro líquido que obrigatoriamente implica em drenagem é o sangue (hemotórax), principalmente nos pós traumáticos, objetivando-se o rigoroso controle do débito pelo dreno para possível indicação de toracotomia e para prevenção de complicações, pois o sangue também é irritante pleural. As coleções sangüíneas e as purulentas ocupam a maior parte das indicações de drenagem pleural por líquidos. Outros líquidos que devem ser drenados são: a linfa (quilotórax) sendo que algumas vezes a drenagem associada com dieta pobre em gorduras será o único tratamento, e os derrames neoplásicos nos quais a drenagem pleural é um tempo anterior à realização de uma pleurodese. O ar pode se depositar na cavidade pleural de uma maneira espontânea ou traumática, tendo também necessidade de ser drenado.

Cuidados de Enfermagem

  1. Observar o aspecto e a quantidade da drenagem;
  2. Manter uma boa fixação do dreno;
  3. Manter frasco abaixo do nível do tórax;
  4. Manter dreno conectado de forma adequada;
  5. Manter frasco sempre com selo d’água e manter sua identificação correta;
  6. Manter cabeceira elevada;
  7. Anotar quantidade e aspecto drenado a cada 6 horas;
  8. Manter curativo sempre limpo;
  9. Realizar curativo a cada 24 horas e quando necessário;
  10. Verificar a oscilação da coluna líquida (na inspiração sobe e na expiração desce, se houver alguma alteração nessa oscilação pode ser por obstrução do sistema, comunique o médico responsável)
  11. Manter extensão do dreno sem dobras;
  12. Ordenhar o dreno somente com orientação médica;
  13. Manter clampe sempre aberto;
  14. Verificar se não há exteriorização do dreno;
  15. Observar presença de bolhas no frasco;
  16. Manter aspiração contínua do dreno;
  17. Orientar paciente e familiar sobre os cuidados com o dreno.

Obs.: Sempre deve-se realizar a higiene correta das mãos antes e depois do procedimento.

TRAQUEOSTOMIA

É um procedimento cirúrgica, que é feito uma abertura frontal na traqueia do paciente. Essa é uma parte do corpo humano localizada entre a laringe e a faringe e os tubos bronquiais. Podemos dizer que sua função é levar o ar até os pulmões no processo de respiração.

Indicação

  1. Permitir a ventilação mecânica (VM);
  2. Liberação de obstrução das vias aéreas;
  3. Promover higiene brônquica; e
  4. Permitir a ventilação em paciente com disfunção na musculatura respiratória.

Cuidados De Enfermagem

  1. Em primeiro lugar, limpar a cânula interna com solução de água oxigenada 10 vol. para evitar sua obstrução;
  2. Pode-se utilizar uma escova estéril para a remoção das incrustações na cânula interna (interna e externamente);
  3. Realizar a aspiração de vias aéreas sempre que necessário;
  4. Realizar higiene oral conforme protocolo institucional;
  5. Verificar pressão do balonete caso o mesmo esteja insuflado e registrar o valor encontrado (os valores devem estar entre 25 e 35 mmHg ou 20 e 30 cmH2O)
    (Pressões superiores a 30 cmH2O podem gerar lesões na parede da traqueia e pressões menores que 20cmH2O podem levar a broncoaspiração);
  6. Realizar a troca da fixação da cânula diariamente e quando necessário;
  7. Manter a cabeceira da cama elevada (para evitar pneumonia);
  8. A região entre a pele e a cânula deve ser protegida com gaze;
  9. Utilizar contenção mecânica em membros superiores para a segurança do paciente quando for indicado. Isso evita que a cânula seja tracionada.
  10. Obs.: Sempre deve-se realizar a higiene correta das mãos antes e depois do procedimento.

LOBECTOMIA

É o termo que se refere à remoção cirúrgica completa de um lobo, que pode ser do pulmão tireoide, cérebro ou fígado. Especialmente no caso da lobectomia pulmonar, consiste na retirada de um dos 5 lobos existentes no órgão que esteja acometido por uma doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com