TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Saude Coletiva- Atividade Colaborativa

Por:   •  7/9/2015  •  Ensaio  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

NOME

Fernanda da Rocha Pereira

RA

9902000817

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Saúde Coletiva

Ensaio acadêmico sobre a percepção social sobre o SUS no Brasil

Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina Saúde Coletiva à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Fabiana Priscila de Oliveira.

Anhanguera Educacional

2014

Ensaio acadêmico sobre a percepção social sobre o SUS no Brasil

  1. Introdução

O atual modelo de saúde publica no Brasil, denominado como Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo à promoção de condições de uma vida saudável, prevenção de doenças e assegurar o acesso dos serviços assistências integralmente.

O SUS também possui princípios organizacionais e doutrinários. As diretrizes organizativas são elas: A Descentralização e Comando Único; Regionalização; Hierarquização; e, Participação Comunitária. Já, as diretrizes doutrinárias são: Universalidade, onde todos os cidadãos tem o direito igualmente; Equidade, todos tem direito ao aceso, sem qualquer tipo de descriminação; e, Integralidade, é a integração dos serviços de saúde. Regulamentado pelas Leis nº 8.080/90 e nº 8. 142/90, ambas de 1990, pela Constituição Federal de 1988.

  1. Fundamentação

O Sistema Único de Saúde apresenta em seus fundamentos, princípios e doutrinas uma excelente Política Pública, porém, infelizmente este sistema desde a sua fundação sofre uma dificuldade em sua execução.

 Pesquisas realizadas pelo SISPS (Sistema de Indicadores de Percepção Social) com usuários e acompanhantes dos usuários dos serviços do SUS nos mostra opinião destes, que avaliaram a qualidade destes serviços, qualificando como muito bom, bom, regular e ruim, sendo esta pesquisa à nível nacional.

 De acordo com os entrevistados, em todas as regiões do Brasil as áreas avaliadas como Muito bom e bom foram: 1º Saúde da Família (média de 79.16%), 2º Distribuição de medicamentos (média de 69.55%), 3º Médicos e especialistas (média de 60.20%), 4º Urgência e Emergência (média de 46.56%) e 5º Centros e/ou postos de saúde (média de 44.23%). Já avaliadas como regular e ruim: As principais causas de reclamação por estes usuários foram: 1º Urgência e Emergência (média 33.1%), 2º Centros e/ou postos de saúde (média 32,0%), 3º Médicos especialistas (média 19.53%), 4º Distribuição de medicamentos (média 10.7%) e 5º Saúde da família (média 6,4%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com