TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula patologia

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

                   Anhanguera Educacional S.A.[pic 1]

                   Curso de Enfermagem 5°A

       

   

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Atividade de Autodesenvolvimento

Taguatinga-DF,

2015

[pic 2]

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Atividade de Autodesenvolvimento

Estudo apresentado com requisito de Avaliação de aprendizagem do curso de Enfermagem. Faculdade Anhanguera de Brasília.

.

Taguatinga-DF,

2015.

Introdução

     Atualmente é muito importante cuidar da saúde, principalmente a saúde do coração. As Doenças Cardíacas Coronarianas são problemas sérios e de saúde pública. Muitos fatores contribuem para o agravo da doença. Em um Infarto do Miocárdio (IM) uma área do miocárdio é destruída de maneira permanente. Em geral, o IM é causado pelo fluxo sanguíneo reduzido em uma artéria coronária devido à ruptura de uma placa aterosclerótica e à subsequente oclusão da artéria por um trombo.

     Este estudo abordará um caso clínico, em que o paciente se encontra em um infarto do Miocárdio. O estudo aborda a leitura de um eletrocardiograma, imagem da área lesionada, cuidados e informações sobre uma das patologias que mais acometem os indivíduos.

     Os sintomas de um Infarto do miocárdio são: Dor no peito, Falta de ar, dispneia, taquipnéia, possível congestão pulmonar, náuseas, vômitos, débito urinário diminuído, pele fria e entre outros. Avaliar corretamente o paciente faz toda a diferença para uma intervenção rápida e sem sequelas. É importante avaliar todas as informações de históricos anteriores do IM. O diagnostico rápido, faz toda a diferença. E os tratamentos, temos o não farmacológico e o farmacológico, cada um para uma situação específica do paciente com Infarto do Miocárdio.

Lesões Celulares

     As formas mais comuns de se interpretar um eletrocardiograma é a visualização da onda T invertida que significa isquemia cardíaca, o supradesnível do segmento QRS, indicando alterações na repolarização ventricular. E em infartos mais graves, a onda Q também pode ser prolongada.

A equipe se atentou a um IAM, pois todos os exames estavam alterados:

*LDL alto.

* Paciente Hipertenso e Fumante.

*80% de obstrução nas artérias coronarianas em exames anteriores.

*Histórico familiar de aterosclerose e infarto do miocárdio e o eletrocardiograma apresentam alterações.

*Exame CK-MB, alterado, com enzimas aumentadas.

     A possível localização da lesão, é no miocárdio ( músculo cardíaco). Que possivelmente ocorreu devido uma obstrução nas artérias, arteríolas ou capilar descendente anterior ou no ramo circunflexo esquerdo (CX). Possível lesão no ventrículo esquerdo.

 [pic 3]

Fonte:(Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgico. Volume 1)

     Os valores dos exames do paciente estão alterados. O colesterol total apresentado pelo paciente é de 240mg/dl o normal seria até 265mg/dl. O colesterol LDL dele esta 350mg/dl extremamente alterado, pois os níveis normais deveriam estar menores que 100mg/dl. O colesterol HDL que ele apresenta é 420mg/dl sendo o normal um pouco acima de 60mg/dl. E os triglicerídeos também estão elevados, ele apresenta 260 mg/dl e o normal seria abaixo de 200 mg/dl.

     Este paciente terá que entrar com tratamento mais rigoroso urgente na alimentação, e tomar todos os medicamentos decorrentes de cada alteração, pois o prognostico deste paciente não será bom. Podendo a qualquer momento ter mais formações de placas de ateroma obstruindo ainda mais as artérias, devido aos níveis altos de colesterol e evoluir até para um AVC ou ter novamente um IAM.

     A Mioglobina é uma proteína heme que ajuda a transportar oxigênio. Como a CK-MB, a mioglobina é encontrada nos músculos cardíacos e esquelético. O nível de mioglobina começa a aumentar dentro de 1 a 3 horas e atinge o máximo dentro de 12 horas depois do início dos sintomas. Um aumento na mioglobina não é muito específico na indicação de um evento cardíaco agudo; contudo, os resultados negatives são excelentes parâmetros para excluir um IM agudo. ( Brunner  2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (221.1 Kb)   docx (103.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com