TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOESTATIETICA

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 13

Bioestatística na Saúde: A importância da aplicação na Enfermagem

RESUMO

A sociedade está se reajustando constantemente aos dias progressistas em que vivemos e para entendermos este processo é imprescindível conhecer a importância e os fundamentos da Bioestatística. Assim este trabalho justifica-se pela necessidade de entendimento que possui o profissional de saúde, em especial enfermeiros, sobre a influência da bioestatística em seu ofício. O objetivo geral do estudo consistiu em conhecer a importância da aplicabilidade da bioestatística na enfermagem. Sabemos que é imprescindível o conhecimento técnico para promover uma contínua melhoria do cuidado ao paciente, sendo assim o enfermeiro necessita buscar novas informações através de evidências científicas. CALLEGARI distingue as duas áreas em que se divide a matéria: “Estatística Descritiva” da qual é definida como “o resumo e a apresentação dos dados” e “Estatística Inferencial” que é conceituada como a conclusão dos estudos. É essencial que estes princípios básicos sejam conhecidos tanto por quem elabora e executa a pesquisa quanto por quem a interpreta. PORTO, descreve os episódios conturbados que ocorreram entre governo e nação no início do século XX, enquanto o poder federal almejava a execução de um plano de saneamento básico as manifestações populares voltavam-se contra. Hoje, as informações sobre novas descobertas e procedimentos estão disponíveis a qualquer sujeito que se fizer interessado, assim ao passo que antes as pessoas eram vacinadas contra sua própria vontade, atualmente a cobertura estende-se a uma maior parcela da sociedade, isso se deve à preocupação de estudiosos e cientistas em disseminar os dados obtidos. Durante a execução do trabalho evidenciamos uma carência de bibliografias que direcionem a bioestatística para a enfermagem, observamos como foi importante a aplicação da disciplina na grade curricular uma vez que a elaboração do presente artigo demandou entendimento acerca desta ciência.

INTRODUÇÃO

A sociedade está se reajustando constantemente aos dias progressistas em que vivemos. Diferentes descobertas têm nos coagido a revermos nossas ideias, formas de comunicação, interação social, incluindo novos procedimentos médicos, terapias modernas e métodos contemporâneos de aprender, relacionar-se, informar-se e atuar no mundo. Mas será que sabemos o que tem levado a essas modificações constantes que controlam nossa história? Qual a necessidade de tantas reformas científicas, informações tecnológicas e quantas possibilidades e contribuições todo esse processo traz à saúde? Para respondermos a estas questões é imprescindível conhecer a importância e os fundamentos da Bioestatística. De acordo com MEMORIA (2004), o contexto histórico da estatística inclui achados da era a.C. e desde então já se tornou útil para diversos objetivos.

Antes da introdução do uso de estatísticas para as ciências biológicas, os estudiosos se baseavam em procedimentos inseguros, sustentado no raciocínio e fatos das experiências individuais ou de referências de estudos de pesquisadores mais próximos, como professores ou profissionais da saúde com o qual eles tivessem convivência ou acesso à suas descobertas revolucionárias, porém que muitas vezes eram carregadas de erros e pontos não explicáveis. Esta história é claramente explicada por William Bynum em sua publicação: “História da medicina” em 2011.

O livro: “Bioestatística, Princípios e aplicações” de Jacques Callegari, define estatística como “... ciência que tem por objetivo orientar a coleta, o resumo, a apresentação, a análise e a interpretação de dados.” Assim, o autor interpreta a Bioestatística como “a aplicação dos métodos estatísticos à solução de problemas biológicos.” Diariamente artigos científicos são publicados apresentando resultados de estudos epidemiológicos que enriquecem o campo das ciências biológicas com confirmações de teorias e técnicas usuais ou com reformulação de novas ideias e conceitos acerca da saúde. No entanto, o grande desafio que encontramos é a falta de familiarização dos profissionais, muitas vezes graduados e experientes, com a aplicação dos dados na prática, restringindo esse campo de conhecimento a uma pequena parcela da população, sendo assim, identificaremos neste trabalho as possíveis causas para essa ocorrência, objetivando fornecer informações básicas para uma melhor compreensão do tema proposto. Este trabalho justifica-se pela necessidade de entendimento que possui o profissional de saúde, em especial enfermeiros, sobre a influência da bioestatística em seu ofício, uma vez que estes convivem com atualizações constantes de métodos, procedimentos, informações e diversas atividades profissionais.

O objetivo geral do estudo consistiu em conhecer a importância da aplicabilidade da bioestatística na enfermagem. Para isso as fases percorridas foram: realizar revisão de literatura através de leituras críticas de bibliografias que tratam o assunto, discutir a relevância do tema para o profissional enfermeiro e o desenvolvimento de suas práticas diárias e por fim analisar a evolução histórica da saúde antes e após o emprego e divulgação dos dados estatísticos na área.

MÉTODOS E MATERIAL

Para o alcance do objetivo proposto reunimos onze artigos científicos, sete livros que tratam a estatística e bioestatística, do qual um foi excluído por conter informações destinadas exclusivamente para uso em sala de aula não referenciando os autores utilizados e sua elaboração conforme as normas da ABNT e outro por conter textos de difícil compreensão para indivíduos que não possuem especialização na área, foi de alta relevância o conhecimento adquirido durante as aulas de bioestatística do curso de Enfermagem das turmas de 4º e 5º período da Faculdade de Ensino de Minas Gerais (FACEMG), a disciplina foi lecionada pelo Orientador do presente artigo, Professor Rafael Romero Nicolino, semanalmente, durante o primeiro semestre letivo do ano de 2015. Todas as alunas que compõem o grupo fizeram a leitura dos artigos reunidos, bem como da introdução dos livros de estatística, e capítulos pertinentes ao assunto descritos nas referências deste trabalho.

Após a organização, leitura e análise do material, que durou cerca de um mês, as sete componentes do grupo listaram os tópicos que consideraram importantes e reuniram-se uma vez por semana, durante trinta dias, para consolidar os dados preparando-os para a construção do presente artigo.

O texto foi elaborado em conjunto pelos membros do grupo. Foi necessário modificá-lo algumas vezes, acrescentando novas informações solicitadas pelo Professor Orientador Rafael Nicolino que aprovou o escrito final após as mudanças necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com