TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioestatisca

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  1.863 Visualizações

Página 1 de 17

1Em uma pesquisa experimental em laboratório,90 coelhos foram selecionados ao acaso e submetidos a um treinamento para avaliar a eficiência dos ratos para cumprir determinada tarefa." Os resultados desta pesquisa poderá ser generalizado para a população de:

A

Humanos

B

Animais vertebrados

C

Mamíferos

D

Não é possível generalizar os dados pois a amostra não é casual

E

Coelhos

Justificativa: Devido ao fato da pesquisa ser realizada com coelhos para avaliar a eficiência dos coelhos, os dados so poderiam ser generalizados somente aos coelhos, que foi a população do estudo.

2Quando não há a possibilidade de realizar um estudo sobre todos os elementos da população, utiliza-se a amostra. Uma das vantagens do uso de amostras é o menor custo e tempo para obtenção e analise de dados, no entanto pode ocorrer erros ao generalizar os resultados amostrais para a população. De qualquer maneira, estudos com amostras são mais frequentes do que os populacionais. Para que o estudo seja representativo é necessário que o planejamento da amostra seja bem elaborado, a fim de minizar os erros de estudo. Uma das etapas do planejamento amostral consiste na amostragem, que refere-se a:

A população que se pretende estudar B. O processo utilizado para obtenção dos elementos que irão compor a amostra C. Uma parte da população D. É o número de pessoas que serão pesquisadas D. É a freqüência das respostas

Justificativa: Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denomina-se população estatística ou universo estatístico. Assim, os estudantes, por exemplo, constituem uma população, pois apresentam pelo menos uma característica comum.

3 Ao realizar um estudo da população brasileira sobre condições de saúde e nutrição por telefone, foi selecionada uma amostra através dos nomes existentes na lista telefônica. Desta maneira, ficam excluidos da população de estudo:

A Todas pessoas idosas

B Todos homossexuais

C Todas pessoas residentes nas ruas

D Todas crianças

E Todos analfabetos

Justificativa: Pois esse tipo de população não se encontra na lista telefônica, de forma que a pesquisa tem como informação principal a mesma( lista telefônica), não possibilitando acesso a todos os residentes da rua.

4Considere as afirmações a seguir

I- A estatística é utilizada para o planejamento de um estudo

II- A estatística é utilizada para análise de fenômenos

III- A estatística é importante para tomada de decisões nas diversas áreas de conhecimento

IV- Através da estatística é possível prever fenômenos.

As afirmações corretas são

A I, II, III e IV

B I, II e III

C II, III e IV

D I, II e IV

E I, III e IV

Justificativa: A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para planejamento, coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

5Em um hospital trabalham 380 funcionários, os quais participaram de uma pesquisa sobre satisfação no emprego. O método para seleção da amostra foi feito da seguinte maneira: o primeiro funcionário que chegou para trabalhar em um dia selecionado aleatoriamente respondeu ao questionário, a partir daí, contava-se cinco indivíduos que chegavam para trabalhar e somente o sexto funcionário respondia ao questionario. Esse método de amostragem é

A Não aleatório

B Sistemático

C Conveniencia

D Casual

E Estratificada

6Em uma pesquisa por telefone em diversos municípios do Brasil, os procedimentos de amostragem empregados visam obter amostras da população de adultos residentes em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa. A primeira etapa da amostragem do sistema consiste no sorteio de 5.000 linhas telefônicas por cidade.

Este tipo de amostragem é conhecido como:

A Sistemática

B Aleatória

C Estratificada

D Não probabilística

E Conveniência

7Um pesquisador tinha como objetivo avaliar os procedimentos de uma equipe multiprofissional nas Unidades de Saúde do município de Jundiaí. Para isso entrevistou os profissionais de saúde que trabalhavam na mesma Unidade de Saúde do pesquisador.

Este tipo de amostragem é conhecido como:

A Sistemática

B Aleatória

C Conveniência

D Estratificada

E Probabilística

8 O número de consultas realizadas ao longo de um ano por cada paciente atendido por um profissional de saude é caracterizado como uma variável:

A quantitativa discreta

B quantitativa continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com