TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.633 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adair Ferreira Leal – RA 407006

Eva Nice Pereira dos Santos - RA 426611

Juliana Salomão Lauretto - RA 7925688739

Mariluce Pereira de Figueiredo – RA 426072

Marisa Gonçalves de Oliveira Romeiro – RA 438747

BIOSSEGURANÇA

Campo Grande – MS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Adair Ferreira Leal – RA 407006

Eva Nice Pereira dos Santos - RA 426611

Juliana Salomão Lauretto - RA 7925688739

Mariluce Pereira de Figueiredo – RA 426072

Marisa Gonçalves de Oliveira Romeiro – RA 438747

                               

Biossegurança

 Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Campo Grande – MS

2015


INTRUDUÇÃO.

Este estudo tem como primicia elaborar um material que contenha as informações necessárias em relação à necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, no ambiente hospitalar, a fim de garantir a redução de riscos de acidentes aos profissionais da saúde. Considerando que a melhoria da qualidade da assistência prestada pelas instituições de saúde, depende do bem estar e conforto dos profissionais que dela faz parte frisando que não há como se pensar em melhorar a qualidade do atendimento, sem melhorar a qualidade do trabalho em saúde no seu contexto geral. Sendo assim  

O fornecimento de cuidados de saúde satisfatórios, de maneira eficaz deve ter como meta a adoção de medidas de biossegurança. Pois entende-se que a falta destes cuidados, trará inúmeros riscos para o profissional e em consequência para o cliente. Portanto o processo de humanização e a intervenção fonoaudiologia hospitalar em consonância com os aspectos de biossegurança que acompanham esta profissão, tornam-se indispensável para área da saúde. Pois na atualidade as instituições hospitalares são consideradas organizações inseridas no setor terciário da economia, os setores de prestação de serviços por esse motivo devem possuir características bastante peculiar, pois os serviços são consumidos no momento da produção e é prestado diretamente do produtor ao consumidor.

Sendo assim a atuação do profissional dentro de uma instituição hospitalar é essencial e deve e ser aprimorando a cada dia. De modo geral, há muitas vantagens nesta atuação e a intervenção deste profissional capacitado pode ser preventiva, facilitando a integração entre os profissionais.

Portanto este estudo justifica- pela necessidade de criação e implementação de novas políticas públicas para garantir a segurança daqueles que cuidam da saúde da população. Pois existe uma deficiência na formação do profissional enfermeiro no que tange à sua sensibilização para medidas em biossegurança em sua pratica profissional.

ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS, LEGISLATIVOS E NORMATIVOS DA BIOSSEGURANÇA.

Zero estudo aqui apresentado busca elaborar um resumo que possa contribuir para a identificação de aspectos históricos, conceituais, legislativos e normativos da biossegurança, considerando a displicência de um profissional de uma Instituição graduada de um determinado município ao não utilizar o equipamento de proteção individual preconizado. Para tal, busca-se produzir um material didático contendo formas de prevenção, normas de segurança, e o bom uso de equipamentos de proteção, que podem evitar riscos de acidentes e, consequentemente, garantir a qualidade de vida deste profissional. Pois de acordo com  (STARLING, 2000),a atividade do trabalhador de saúde exige simultaneidade de focos de atenção e de atuação prática, ainda mais quando precisa se esforçar para manter a atenção voltada para a possibilidade de sofrer acidentes Sendo assim a biossegurança Na área da saúde, desperta  reflexões por parte dos profissionais, especialmente dos que trabalham nas áreas críticas dos hospitais, uma vez que estão mais expostos a contrair doenças advindas de trabalho, através de procedimentos que envolvem riscos biológicos, químicos, físicos, ergonômicos e psicossociais. Portanto neste tópico objetiva-se refletir sobre os aspectos históricos, conceituais, legislativos e normativos que envolvem a biossegurança, considerando os riscos vivenciados não só pelo profissional, mas também por clientes.

Entende-se por biossegurança, o conjunto de normas e procedimentos considerados seguros e adequados à manutenção da saúde em atividades de risco. O estudo das questões relativas à adoção de medidas de biossegurança é relevante não só pelos riscos que a não adoção dessas medidas pode causar à saúde humana e ao meio ambiente, mas também, porque a biossegurança articula outras dimensões como a social, cultural e política, que cada indivíduo adota. A biossegurança, segundo Teixeira e Valle (1996).

É um “conjunto de medidas que são aplicadas na prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem”.

Portanto a prevenção é uma das formas de atuação da biossegurança, num ambiente hospitalar, pois é através de medidas impostas por ela que se preveni a contaminação, que é uma das principais causas de acidentes hospitalares. Dentro de o ambiente hospitalar, os funcionários estão expostos a acidentes e até mesmo a adoecerem por falta de medidas corretas que evitem as contaminações seja elas por acidentes ou transmissão de algum tipo de doença.

Quanto a sua história podemos citar que teve início na década de 90 a princípio para tecnologia do DNA primeiro projeto de fortalecimento das ações em biossegurança junto ao ministério da saúde – núcleo de biossegurança. Em 1995- Lei brasileira de biossegurança – Lei 8974/95, a biossegurança suscita na   área de saúde reflexões por parte dos profissionais, em especial os  que trabalham nas áreas insalubres  dos hospitais, uma vez que estão mais suscetíveis a contrair doenças provenientes  de acidentes de trabalho, através de procedimentos de manuseios  que envolvem riscos biológicos, químicos, físicos, ergonômicos etc. Portanto os procedimentos relativos as questões de biossegurança é de suma importância  não só pelos riscos que a não adoção dessas medidas pode causar á saúde humana e ao meio ambiente más também por que a biossegurança abrange outras instancias como  a social, cultural e política. De acordo com os estudos realizados o conceito de biossegurança começou a ser abordado no meio científico, na década de 70, com pesquisas e discussões por parte da comunidade científica sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com