TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decs e BIREME

Por:   •  22/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

1. Selecione dois descritores dov DECS da BIREME (livre escolha) 

-  Gravidez de Auto Risco 
-  Anencefalia 

2. Faça uma pesquisa na Bireme utilizando esses dois descritores 

-  Ok 

3. Identifique: 

 

  

Anencefalia 

Gravidez 

a. 

Número de artigos encontrados 

2941 artigos 

1817 artigos 

b. 

Filtre por artigos completos:
anote novamente o número de artigos 

408 artigos 

692 artigos 

c. 

Filtre por artigos em Português:
anote novamente o número de artigos 

34 artigos 

619 artigos 

d. 

Caso queira pode utilizar também filtros de assunto: anote novamente o número de artigos 

23 artigos 

82 artigos 

 

e. Escolha um artigo com texto completo e identifique: 

i. Título 

- Análise espacial da vulnerabilidade social da gravidez na adolescência  

ii. Revista 

- Cad. Saúde Pública vol.28 no.2  

iii. Ano e local de publicação 

- Fevereiro - 2012, Rio de Janeiro   

iv. Autores 

- Ferreira, Rosiane Araújo; Ferriani, Maria das Graças CarvalhoMello, Débora Falleiros deCarvalho, Ione Pinto de; Cano, Maria Aparecida; Oliveira, Luiz Antônio de

v. Faça um pequeno resumo do artigo 

 

O artigo apresenta uma análise espacial da vulnerabilidade social da gestação na adolescência, usando o geoprocessamento de dados dos nascimentos e óbitos, que são armazenados no banco de dados do Ministério da Saúde, a fim de auxiliar pesquisas e estudos como esse e também fornecer números com reais fundamentos para campanhas e politicas de prevenção.  

Trata-se de estudo ecológico, pois são considerados como unidades de análise os 236 bairros da zona urbana do Município de São Carlos. As fontes de dados foram provenientes do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), cedidos gentilmente pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do município. 

Nesse mapeamento temático sobre educação é possível ver uma correlação direta entre adolescentes em áreas menos privilegiadas (social e geograficamente falando) e o número crescente das mesmas em questão em relação a nascimentos e óbitos, nos dando amplamente uma visão de que há uma necessidade extrema de trabalhar nessas áreas onde a vulnerabilidade social destaca-se de forma gritante.  

A análise não se limitou às mães adolescentes, considerando que estudar as desigualdades entre as faixas etárias era um dos objetivos específicos da pesquisa. Sempre que possível, as variáveis foram transformadas em binárias. A faixa etária foi classificada como ser adolescente ou não, o estado civil, como morar ou não com o pai da criança, no momento do parto. A escolaridade utilizou como referência o Ensino Fundamental, tendo em vista que é direito social no país e mais de 80% das mães apresentaram mais de oito anos de estudo. Desse modo, as mães foram classificadas em ter ou não menos de oito anos de estudo. Quanto à parição, as mães foram classificadas como: primíparas ou multíparas. Na causa do óbito infantil, a classificação baseou-se na Lista Brasileira de Mortes Evitáveis, como: evitável, não evitável e mal definida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (176 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com